quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jequitinhonha é o palco do 29º FESTIVALE

Jequitinhonha é o palco do 29º FESTIVALE


O Vale do Jequitinhonha já tem uma nova capital cultural. De 24 a 30 de julho, a cidade de Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, recebe o maior festival da cultura da região, o 29º Festivale.

O tema deste ano é “Jequitinhonha cidade cultural: memória e sustentabilidade de um povo”.

O Festival que já tinha acontecido no município em 1991 e 1996, assume agora um papel ainda mais especial. O evento integra a programação do bicentenário da cidade, que será comemorado no mês de setembro.

Na programação,
destacam-se apresentações musicais de artistas da região, oficinas, apresentações de grupos folclóricos e teatrais, concurso de poesia, feira de violeiros e sanfoneiros, mostra de vídeo e fotografias, além de uma grande feira com o melhor do artesanato regional. As atividades seguem ao longo do dia e em parte da noite também.

Todos os eventos são abertos ao público. Os interessados em participar do Festival de Música e da Noite Literária já podem se inscrever no portal da Fecaje (www.fecaje.org.br). As inscrições custam R$ 20 e vão até o dia 10 de julho.

Realizado pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha – Fecaje, o 29 º Festivale conta com a parceria da Prefeitura de Jequitinhonha, do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e do Instituto Cultural Vale Mais.

Festival de Música
Festival competitivo que reúne vários artistas populares de todo o Vale. O principal objetivo do evento é promover novos artistas, incentivando suas carreiras, por meio de premiações para os três primeiros colocados e também para o melhor intérprete e melhor arranjo. O Festival de música dura três dias. Entre os talentos revelados por este festival estão Paulinho Pedra Azul, Rubinho do Vale, Pedro Morais, entre outros.

Noite Literária
Durante o concurso de poesias são realizadas apresentação e leituras literárias com o objetivo de resgatar e valorizar a linguagem escrita que é uma importante forma de manifestação cultural da região. O evento lança também novos escritores regionais, premiando os três primeiros colocados e o melhor intérprete.

Sobre o Festivale
Em 1979, o I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha mostrou a seus produtores a riqueza da cultura popular do Vale e que já era hora dela começar a ocupar o espaço que lhe cabia no cenário mineiro, brasileiro e mundial.

Em 1980, aconteceu então a primeira edição do Festivale na cidade de Itaobim, com o slogam “Vale, vida, verso e viola”, que até hoje acompanha o festival. A cada ano, o evento acontece em um município do Vale que simbolicamente é considerado a capital cultural da região. De lá pra cá, o Festivale cresceu, se diversificou e a cada edição amplia seu público sem perder de vista sua proposta principal: atuar política e culturalmente p

Suporte de Comunicação do Programa Polo
Contatos:
Erick Sanderson e Conrado Moreira – Bolsistas do Programa Polo: (31) 3409-4067
Ângela Gomes – Fecaje: (33) 9989-5780
Breno Antunes – secretário de cultura de Jequitinhonha: (33) 9977-8416

Sites
Assessoria de Comunicação Colaborativa Jequitinhonha 200 anos
www.jequi200anos.com.br

Portal Polo Jequitinhonha
www.ufmg.br/polojequitinhonha

Site Fecaje
www.fecaje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário