sábado, 20 de março de 2010

UFMG faz Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Vale

Seminário Visões do Vale 5 - UFMG
Encontro discutirá diferentes visões a respeito do desenvolvimento sustentável no Vale
O Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha promoverá nos dias 9 e 10 de junho o 5º seminário Visões do Vale. O evento visa apresentar, a partir de discussões temáticas, diferentes percepções acerca do Vale do Jequitinhonha.
Realizado desde 2004 no campus Pampulha da UFMG, o encontro este ano terá como tema "Desenvolvimento e Sustentabilidade". Nesta edição, assim como na anterior, o seminário contará com conferências, mesas-redondas e comunicações orais de pesquisas sobre a região.

O Visões do Vale é destinado a todos os interessados nas temáticas que envolvem o Vale do Jequitinhonha.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail visoesdovale@proex.ufmg.br.
Submissão de Trabalhos
O período destinado ao envio de trabalhos para submissão já se encontra aberto e se encerrará no dia 10 de maio. Não existem restrições quanto às áreas do conhecimento ou instituição a qual a pesquisa se vincula.

Os trabalhos recebidos serão submetidos a uma comissão avaliadora formada por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O resultado das pesquisas selecionadas será divulgado no dia 19 de maio no site do programa Polo e o envio dos trabalhos completos deverá acontecer até o dia 02 de junho.
Tanto o resumo para submissão, quanto o formato completo deverão ser encaminhados por e-mail para o endereço visoesdovale@proex.ufmg.br.
Histórico do Seminário
A idéia de se promover o Visões do Vale surgiu a partir de um diagnóstico elaborado em 2002 pelo suporte de comunicação do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.

Nesse diagnóstico, percebeu-se a necessidade de envolver todos os participantes, interessados e beneficiados pelo Programa Polo em um momento único de discussões acerca de problemas que atingem o Vale do Jequitinhonha. A partir de então, o seminário passou a aproximar universidades, pesquisadores, agentes governamentais, poderes públicos locais, líderes comunitários e sociedade civil.

A proposta inicial do seminário previa a realização anual de um encontro com duração de quatro horas. Com tema previamente definido, uma palestra seria ministrada e, na sequência, a fim de democratizar o evento, um momento de debate seria aberto.
Cinquenta pessoas estiveram presentes na primeira edição do Visões em 2004.
O tema proposto foi "As Limitações e Potencialidades do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Vale do Jequitinhonha".

Na segunda, em 2005, o número de participantes caiu para 37 e o tema escolhido foi "Saúde no Vale". Com dificuldades para se montar novamente uma comissão organizadora, o evento voltou a ocorrer apenas em 2008, com o tema "O Panorama da Realidade Educacional no Vale do Jequitinhonha".

Devido ao baixíssimo número de participantes, apenas 20, percebeu-se a necessidade de uma reformulação do encontro. Nesse sentido, buscou-se uma aproximação maior com o universo acadêmico. Foi firmada uma parceria com a Universidade Federal do Vale de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJ) para realização do seminário que passou a ser realizado em dois dias com a inclusão de conferências, mesas-redondas e comunicações orais de pesquisa. Os resultados foram imediatos.

O encontro realizado no ano passado com o tema "População: origem e movimentos" contou a participação de pouco menos de 200 participantes. Como resultado dos debates e trabalhos apresentados, um livro está sendo preparado e seu lançamento será em breve.

Para este ano a parceria com a UFVJM não foi possível, mas a organização aguarda um público semelhante e a expectativa é que um novo livro seja produzido a partir das atividades que serão desenvolvidas no seminário.
Textos do Visões do Vale 4: clique visõesdovale
Com informações do Polo Jequitinhonha/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário