segunda-feira, 22 de março de 2010

Hemodiálise de Salinas vira polêmica

Hemodiálise cria polêmica em Salinas
Estrutura já foi construída há 7 anos
Há 7 anos, começou a ser construída a estrutura para receber o equipamento de hemodiálise em Salinas, no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas. De acordo com o prefeito Zé Prates (PTB), até hoje o procedimento não é realizado na cidade. Segundo o prefeito o grande problema é a burocracia:


“Todas às vezes que pensamos que nada mais restaria para o início do serviço, o órgão responsável pede mais documentos. Sempre procuramos saber o porquê de tanta demora, mas as respostas tem sido evasivas e os pacientes continuam no sofrimento com viagens cansativas para Montes Claros”. enfatiza Zé Prates.
Ainda de acordo com a administração municipal a Fundação Dilson Godinho, responsável pelo funcionamento do sistema, está pagando servidores que ainda não começaram a atuar no município.


O Estado investiu em edificação, maquinário e treinamento de pessoal para implantação do sistema.
“O valor do investimento é muito elevado. O Estado deveria exigir uma melhor conduta das instituições públicas que deveriam ter mais responsabilidade.” – questiona o prefeito.
Zé Prates ainda deixa claro que o local onde funcionará a hemodiálise, no hospital Oswaldo Prediliano Santana, está totalmente pronto.


“Salinas exige das autoridades: Secretário de Estado da Saúde, da Gerência Regional de Saúde em Montes Claros e Vigilância Sanitária uma definição que respeite o dinheiro público e ponha fim ao sofrimento dos pacientes”. – finaliza o prefeito.
Falta de nefrologista

Mas de acordo com a Assessoria de imprensa da Diretoria Regional de Saúde a hemodiálise ainda não foi instalada em Salinas porque no município não tem um nefrologista exclusivo para o serviço. A instituição alega ainda que a análise da água, feita pela prefeitura em laboratório de São Paulo, não atesta a pureza da água.

A Diretoria de Saúde informou também que assim que estes problemas forem resolvidos o serviço deverá ser implantado na cidade.
Fonte: O Norte de Minas, Repórter Fabíola Dourado

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem companheiro.
Lamentável a falta de profissionais na área de Nefrologia e a inércia da secretaria estadual de saúde de Minas Gerais em resolver.....
lamentável.............
Viva o SUS e a reforma sanitária brasileira.
Abraço.

Postar um comentário