sexta-feira, 5 de março de 2010

Encontro discute Educação no Médio Jequitinhonha

Em busca da excelência na qualidade do ensino
Encontro discute o quadro educacional na região do Médio Jequitinhonha
Por Aluysio Ferreira
Aconteceu no dia 25/02 em Araçuaí na sede da Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha (Ameje), o I Encontro de Secretários Municipais de Educação do Vale do Jequitinhonha. A reunião, organizada pelo programa Polo, procurou a aproximação da UFMG com os municípios do Médio Jequitinhonha no sentido de estabelecer parcerias que promovam a melhoria da qualidade do ensino na região.

Dentre os presentes, estavam os secretários de educação das cidades de Comercinho, Francisco Badaró, Itaobim, Virgem da Lapa, Coronel murta, Araçuaí, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas e Padre Paraíso.

Durante o encontro buscou-se detectar as principais carências do ensino nos nove municípios para que, em um segundo momento, a UFMG, com o apoio da Faculdade de Educação (FAE), possa elaborar uma proposta de parceria que atenda a realidade do quadro educacional de cada cidade.
Durante o encontro foi apresentado também o projeto Educação sem Homofobia pela integrante do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH), Liliane Anderson. Dentre as questões que fundamentam o projeto, está a dificuldade dos professores em lidar com a descoberta da homosexualidade pelos alunos da educação infantil.
O encontro foi muito proveitoso e forçou uma reflexão sobre o quadro de docência do Vale. Em breve novos encontros acontecerão para que os projetos criados a partir das demandas apresentadas sejam expostos aos secretários de educação de cada município.
Fonte: Polo Jequitinhonha/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário