segunda-feira, 22 de março de 2010

Ministério do Turismo despreza Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas

Ministério traça destinos indutores do turismo em Minas
Projeto despreza Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas

O Ministério do Turismo está realizando um workshop de direcionamento turístico. A execução desse procedimento é terceirizada, através do Instituto Marca Brasil, de Brasília. A gestão desse workshop se processa pela Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux. Nos estados, pelas suas Federações, e nas cidades, pelos Conventions municipais.
Trata-se de uma reconhecida e conceituada organização de dinâmica integrada atuando permanentemente junto ao trade turístico em constantes e salutares promoções do turismo de negócios. A ação pública é apenas normativa.

O evento acontece com o apoio da Setur - Secretaria de Turismo de Minas Gerais, resumindo-se a apenas seis cidades: Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Araxá e Ouro Preto.
É preciso descentralizar
Considerando-se que o estado possui 15 regiões fisiográficas, todas elas com seus centros microeconômicos em evolução, conclui-se pelos fatos que esse workshop de direcionamento turístico teria que ser promovido também nas seguintes cidades mineiras:
Diamantina, Almenara, Araçuaí, Três Marias, Piumhi, São João Del Rei, Barbacena, Patrocínio, Salinas, Caparaó, Ipatinga, Montes Claros, Teófilo Otoni, Paracatu, Governador Valadares e Pouso Alegre.Ao realizar esse plano de direcionamento turístico, o objetivo do Ministério do Turismo baseia-se na descentralização das atividades turísticas neste imenso Brasil de proporções continentais.
No entanto, a sua execução é terceirizada pelo Instituto Marca Brasil que não detectou a realidade das circunstâncias em termos macrorregionais.
Essa decisão beneficia a uns poucos, concentra recursos, e a nível nacional, restringe e prejudica o mercado de trabalho para os profissionais de turismo em todas as suas categorias.
Com informações da Associação Brasileira dos Profissionais do Turismo.
Quem quiser saber mais clique em http://www.abptur.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário