terça-feira, 16 de março de 2010

FECAJE tem acervo cultural em estação reformada

Estação ferroviária reformada terá acervo cultural da FECAJE
Araçuaí, no Médio Jequitinhna Foto: Antiga Estação Ferroviária da Bahia-Minas, em Araçuaí
A Federação das Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha – FECAJE está realizando uma reforma de adequação da antiga estação ferroviária de Araçuaí, da extinta Bahia-Minas, com o objetivo de adequar o espaço para abrigar todo o acervo da entidade.

Este já foi um dos prédios mais importantes e movimentados da cidade. Era aqui onde as pessoas se encontravam, viajavam e comercializava suas mercadorias. Agora, a estação ferroviária de Araçuaí terá uma função tão importante quanto aquela de idos atrás. Ela vai abrigar a história de luta, resistência e arte de dezenas de grupos culturais da região. Para isso, o prédio está passando por uma reforma de adequação gradual que possibilitará esta finalidade.
A FECAJE, responsável pelo espaço, completou 30 anos de fundação em 2009. Sua principal função nos dias atuais é organizar o FESTIVALE que ocorre de forma itinerante, todos os anos, numa das cidades da região.

A FECAJE é a grande guardiã de uma rica história. A entidade possui diversos materiais gráficos como cartazes e folders de todos os FESTIVALES já realizados. Nos arquivos da entidade é possível encontrar raridades como os exemplares do jornal Gerais que foi um dos propulsores da organização das entidades culturais do Vale, e, também, do primeiro FESTIVALE ainda na época da ditadura militar.
A reforma e adequação vai possibilitar o acesso da população e, também, de estudantes, estudiosos e cientistas ao acervo da entidade. Isso ainda não é possível por falta de um espaço adequado.

Um dos grandes patrimônios do Vale do Jequitinhonha é a sua cultura. A região ainda não dispõe de locais adequados para abrigar a história e a arte de inúmeros grupos culturais. A adequação da estação ferroviária de Araçuaí para esta finalidade vem preencher esta lacuna e ajudar na preservação da memória do nosso povo.
Fonte: TV ARAÇUAÍ

Um comentário:

Unknown disse...

Sou apaixonado pela arte e cultura de Araçuaí e todo Vale. Sou artista plástico por natureza. Como Discipulo de Dona Zefa artesã estou pintando ao natural fotos de casarões antigos da cidade de araçuaí e de todo vale, os quais se encontram na residência da Mestra Zefa. Partilhe comigo esta história se possivel me enviando fotos antigas da cidade eu agradeceria muito.
Fraternalmente Professor e artista plástico Nilton Ribeiro

e-mail:nilton.ribeirodasilva@yahoo.com.br

Postar um comentário