terça-feira, 9 de março de 2010

Audiência debate exploração de minério de ferro

Audiência pública defende exploração mineral na região
Salinas, Vale do Jequitinhonha/norte de Minas
Uma audiência pública foi realizada, em Salinas, com o objetivo de defender a exploração do minério de ferro na região voltada para a geração de renda e emprego. Também foi exigida a participação dos municípios e da população no processo.
Empresários, comerciantes, trabalhadores, lideranças e autoridades de várias cidades da região lotaram, nesta segunda-feira, 08.03, o auditório da prefeitura de Salinas. Eles participaram da audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que contou com a presença também de seis deputados estaduais, além de representantes do Governo do Estado e das empresas interessadas em explorar o minério na região.

Posição dos prefeitos
O prefeito de Salinas, José Antônio Prates, defendeu que as autoridades dos municípios da região se articulem para criar um projeto de desenvolvimento. "Nós temos muito interesse na instalação dessas empresas aqui e precisamos nos reunir para criar um projeto que beneficie todos os municípios de forma igualitária", disse. Para ele, é fundamental que a riqueza advinda da exploração do minério seja dividida entre os municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, gerando o desenvolvimento da região. Ele também defendeu a participação mais direta dos municípios e da população nas discussões entre Governo do Estado e empresas sobre o assunto.
Já o presidente do Consórcio do Desenvolvimento do Alto do Rio Pardo e prefeito de Fruta de Leite, Nixon Marlon, aproveitou a audiência pública para cobrar dos representantes das empresas respostas sobre a exploração do minério de ferro. "Queremos saber quando a exploração vai começar e quais são os benefícios que ela vai trazer para a população. Também queremos conhecer quais serão os danos ambientais", disse.
Jazidas

Segundo o diretor-presidente da Mineração Minas Bahia, Alexandre Couri Sadi, os estudos indicam que as reservas de ferro da região possuem a estimativa de concentração de 20 bilhões de toneladas, podendo ser comparadas com as jazidas do Quadrilátero Ferrífero da região de Itabira e João Monlevade. Ele destacou a importância de que os prefeitos se unam para que o projeto seja viabilizado.
Meio ambiente

Durante a fase de debates, várias lideranças locais falaram sobre a preocupação com a degradação do meio ambiente se a atividade minerária for iniciada. Alexandre Couri Sadi também demonstrou preocupação com a questão ambiental e afirmou que as empresas estão trabalhando para não deixar um passivo ambiental na região.
Com informações da ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário