terça-feira, 9 de março de 2010

Mineradores cobram investimentos do governo na região

Mineradores defendem necessidade de investimento na região
Audiência pública cobra infra dos governos
Salinas, Vale do Jequitinhonha/Norte de Minas
Na audiência pública de Salinas, neste 08.03, a necessidade de construção de uma infraestrutura adequada no Vale do Jequitinhonha e norte de Minas para receber as indústrias de minério de ferro foi defendida pelos representantes das empresas.
O diretor administrativo da Camargos Júnior S/A, Mário José Júnior de Camargos, defendeu que os prefeitos procurem o Governo do Estado para conseguir recursos para a melhoria da infraestrutura da região.
Ele citou como exemplo a necessidade de trazer gás e carvão para alimentar as siderúrgicas. "Sem a construção de uma ferrovia, através do apoio do poder público, não há como trazer a energia necessária para o seu funcionamento", considerou.
O presidente da Fiemg Regional Norte, Arioval de Melo Filho, também defendeu a participação do poder público na construção da ferrovia. "Os empresários não têm como construir sozinhos a ferrovia", disse.
O diretor de Metalurgia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sidon Etrusco, afirmou que o governo de Minas está acompanhando os estudos para a exploração do minério na região. "Estamos discutindo com as empresas e vamos assinar um protocolo de intenções para definir um cronograma de trabalho e o processo de desenvolvimento", destacou. Segundo ele, após essa conversa com as empresas, o Governo do Estado vai chamar os municípios para participar do proceso".
Formação profissional
Mário José Júnior de Camargos defendeu também a necessidade de formação de mão-de-obra especializada na região. Segundo ele, as empresas já investiram muito dinheiro na pesquisa do subsolo e agora precisam do retorno do poder público para tornar a exploração viável.
O coordenador do Polo de Excelência Mineral da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Renato Ciminelli, afirmou que o governo tem projetos para a profissionalização e capacitação da população do Norte de Minas.
"Já temos na região a formação de técnicos na área de mineração", afirmou.
Esta afirmação é contestada por lideranças políticas e educaci0nais que perguntam onde estão estes cursos. As escolas federais implantadas recentemente não tem cursos na área de mineração, muito menos na rede estadual de ensino.
Com informações da ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário