domingo, 28 de março de 2010

Produtores de mandioca vão adotar novas tecnologias

Produtores de mandioca vão adotar novas tecnologias
Bandeira, Baixo Jequitinhonha No dia 24 de março, a EMATER, em parceria com a EMBRAPA, realizou palestra sobre a Cultura da Mandioca no Município de Bandeira, no Baixo Jequitinhonha.
Este cultivo e de grande importância na região, principal fonte de renda das famílias de agricultores familiares. Estes carecem de um sistema de produção adequado para alcançar maior produtividades.

A farinha é o único produto derivado, afetada pela baixa qualidade, produzida pelos agricultores, com tecnologia que torna o cultivo da mandioca uma atividade de pouca lucratividade.
Segundo Ricardo Nery, gerente regional da EMATER-MG, “ o projeto da Cultura da Mandioca no referido município visa melhorar as condições econômicas e sociais dos micro e pequenos produtores via sua capacitação e inserção tecnológica na produção, processamento e comercialização.”

Além da palestra, os técnicos da EMATER e da EMBRAPA promoveram Dia de Campo junto aos produtores de mandioca na Fazenda Bela Vista, Comunidade da Pinheira, propiciando oportunidade para que pequenos agricultores conhecessem novas técnicas voltadas ao aumento da produtividade.
Novas espécies de mandioca e novas tecnologias
As novas variiedades de mandioca de mesa e de uso industrial em um sistema de produção adequado à região foram experimentalmente implantadas seis novas espécies: Gema de Ovo, Dona Diva, Kiriris, Saracura, Aipim Manteiga, Aipim Brasil. Todas com maior resistência ao fungo que causa a podridão radicular, um dos maiores problemas.

Carlos Santos, prefeito de Bandeira, qualificou a palestra como de fundamental importância, avaliando que o município abriga 150 hectares de mandiocais implantados.
Com a nova proposta de cultivo, o agricultor familiara poderá quase triplicar sua produção . Aumentar a produção atual de 14 toneladas por hectares para 35 hecatres é a meta para Bandeira.

Há também a possibilidade de agregar valor aos derivados da mandioca face às novas tecnologias de produção apresentadas novas propostas como a criação de uma marca e padronização de embalagens.

Estas meidadas farão com que Bandeira ganhe visibilidade como um dos destacados produtores de mandioca do Baixo Jequitinhonha e sua farinha seja conhecida no estado e até no país, acreditam os técnicos organizadores do evento.

Fonte: Diário do Jequi. de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário