domingo, 28 de março de 2010

Projeto Conviver beneficia 31 municípios do Jequitinhonha e Mucuri

Projeto Conviver doará lâmpadas, geladeiras e chuveiros
Para reduzir energia, a Cemig beneficiará 31 municípios do Jequitinhonha e Mucuri incluídos no Projeto Travessia
O Projeto Conviver, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), já beneficia 98 comunidades de baixa renda de Grande BH. A partir deste ano, o Conviver expande suas ações para diferentes regiões do Estado.
Como funciona
As comunidades contempladas receberão agentes de relacionamento comunitário para prestar orientações sobre o uso correto e seguro da energia elétrica, bem como o acesso à tarifa social de baixa renda.

Os clientes atendidos também poderão negociar débitos e solucionar pendências relacionadas à conta de luz. De acordo com um dos coordenadores do projeto, Ronaldo Lucas Queiroz, neste primeiro momento serão priorizadas cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, em especial aquelas que compõem o Projeto Travessia.

O Conviver tem como objetivos contribuir para a redução do desperdício de energia e adequar o consumo à capacidade de pagamento das famílias. Para tanto, serão substituídas lâmpadas, chuveiros e geladeiras de alto consumo por outros mais eficientes.Além desses benefícios, o Conviver leva a preocupação ambiental, por meio de informações e palestras, sobre o uso eficiente da energia e redução dos impactos ambientais causados pelo mau uso dos recursos naturais.
Doações
Através da substituição de equipamentos, o Conviver Interior irá doar um total de 730 mil lâmpadas fluorescentes compactas, 15.960 mil geladeiras e 16.185 mil chuveiros com recuperador de calor, beneficiando, ao todo, 160 mil famílias mineiras em 62 municípios.
Apenas com a instalação do chuveiro com recuperador de calor, a economia alcançada pode chegar a 40% do consumo mensal de cada residência.

Já as lâmpadas fluorescentes, doadas a todas as famílias visitadas pelos agentes do Projeto, consomem quatro vezes menos energia do que as incandescentes, normalmente utilizadas em residências.
Municípios do Jequitinhonha e Mucuri a serem beneficiados
Vale Jequitinhonha – Angelândia, Aricanduva, Berilo, Caraí, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Itinga, Jenipapo de Minas, Joaíma, José Gonçalves de Minas, Novo Cruzeiro, Palmópolis, São Gonçalo do Rio Preto e Virgem da Lapa.

Vale do Mucuri – Bertópolis, Catuji, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão, Poté, Santa Helena de Minas, Serra dos Aimorés e Umburatiba.

Norte de Minas – Botumirim, Cristália, Itacambira e Padre Carvalho.
Com informações da Agência Minas

Um comentário:

Unknown disse...

eu faço parte do projeto e apoio
sou agente comunitaria e os resultados
benefico que o projeto esta trazendo as familias
na região em que trabalho são inumeros esta mudando realmente a vida dos moradores principalment no modo de agir e de penssar

Postar um comentário