quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Conheça o perfil técnico-empresarial e político-conservador do Governo Zema.

Toma posse o Governo neoliberal de Romeu Zema
Secretariado tem perfil político conservador e técnico-empresarial

Custódio Mattos, do PSDB,  ligado a Aécio Neves, será Secretário de Governo.

Atual Secretário do Meio Ambiente, Germano Vieira, permanece no cargo.

Governador Romeu Zema e vice Paulo Brant.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), empossa os Secretários de Estado com perfil político tradicional e técnico-empresarial. O condutor político da gestão será um ex-secretário no governo Aécio Neves e ex-presidente do PSDB-MG, Custódio Mattos. O Secretário do Meio Ambiente da administração de Fernando Pimentel (PT) permanece no cargo.

Os outros Secretários têm experiência em gestões anteriores ou são originários do meio empresarial.  

Veja abaixo o perfil dos Secretários do Governo Zema:
Secretaria de Estado de Governo e Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais.

Custódio Mattos
Amigo do vice-governador Paulo Brant, Custódio Mattos, ex-prefeito de Juiz de Fora, presidiu o PSDB mineiro em 2007 e foi secretário de Desenvolvimento Social na gestão do tucano Aécio Neves. Também foi Secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte, na gestão de Márcio Lacerda. Experiente, Mattos também foi deputado  estadual e federal por três mandatos. Aceitou convite de Zema para ser o titular da Secretaria de Governo.
Mineiro de Bicas, na Zona da Mata, Custódio Antonio de Mattos é formado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Tem mestrados em Administração Pública, pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, Inglaterra.
Possui especialização em Gestão Empresarial Avançada, já foi diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). É aposentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) do Governo Federal como técnico de pesquisa e planejamento na área previdenciária. 
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão 
Otto Alexandre Levy Reis  - natural de Belo Horizonte. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFMG. Já foi vice-presidente de Gente e Gestão, vice- presidente Comercial e de Marketing, tendo sido mais recentemente o Chief Operating Offficer (COO) da Magnesita Refratários. Têm diversos cursos no Brasil, Estados Unidos e Japão em Recursos Humanos (RH) e Gestão.

Secretaria de Estado de Fazenda
Gustavo de Oliveira Barbosa - mineiro de Uberaba, tem 53 anos. Indicado por Gustavo Franco, guru da economia neoliberal nacional. Ele é graduado em ciências contábeis e tem pós-graduação em gestão executiva de fundos de pensão. Gustavo Barbosa já ocupou a Secretaria de Finanças e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, entre julho de 2016 e fevereiro de 2018, ainda na gestão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB). Foi gerente nacional de Previdência Pública e Privada e gerente de relacionamento institucional da Caixa Econômica Federal.

Secretaria de Transportes e Obras Públicas - SETOP
Atual Secretaria de Estado de Infra-Estrutura e Mobilidade
Marco Aurélio Barcelos Silva - 38 anos, é mineiro de Belo Horizonte. É bacharel em Direito pela UFMG. Tem especialização em Direito Público pela PUC Minas (2005) e em Finanças pelo IBMEC Business School (2007). Ele é mestre em Direito Administrativo, em Direito e doutorando em Direito do Estado pela USP. Ele exerceu os cargos de assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ (2009 a 2011). Foi também consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em projetos de concessões e parcerias público-privadas.
Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Esporte 
Julia Sant'Anna - Júlia Sant’Anna é doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em estudos de desenvolvimento pela University of London.
É servidora concursada do estado do Rio de Janeiro na carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental. Há oito anos, exerce funções estratégicas na Secretaria de Educação fluminense, sendo, até dezembro, Subsecretária de Infraestrutura e Tecnologia.

Secretaria de Estado de Saúde 

Wagner Eduardo Ferreira - É médico. Tem especialização em Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia de BH e mestrado em Infectologia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor assistente de Clínica Médica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais desde 1993. Foi consultor da Organização Mundial da Saúde para a América Latina de DST/AIDS, vice-presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), além de ter sido presidente do MG Transplantes.

Também participou do grupo que fundou e criou o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Estado de Minas Gerais. Trabalhou por 17 anos no Hospital João XXIII. Já publicou vários trabalhos científicos na área da saúde.
Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania e Secretaria de Estado de Turismo .
Atual Secretaria de Estado de Impacto Social.

Elizabeth Jucá - A pasta que reunirá as atuais Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social será ocupada pela economista Elizabeth Jucá. Radicada em Juiz de Fora, na Zona da Mata, desde 1 ano de idade, Beth Jucá, como é chamada, é servidora pública efetiva do município mineiro, tendo ocupado os cargos de Controladora Geral do Município e Secretária de Planejamento e Gestão e de Saúde.
É master em Liderança e Gestão Pública, especialista em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também se graduou em Ciências Econômicas. Concursada como técnica de Nível Superior III, também é professora da Faculdade Vianna Júnior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente com os temas: planejamento, financiamento em saúde, orçamento público, patrimônio cultural, regionalização e controle interno.
Secretaria de Estado de Cultura
Vice-governador Paulo Brant - 66 anos, nasceu em Diamantina, mas desde os 4 anos vive em Belo Horizonte. Filho de família típica mineira, com pai juiz e desembargador. Economista (PUC-MG), engenheiro civil (UFMG), professor.  Mestre em economia na UFMG e Especialização em Estratégia Empresarial na Fundação Dom Cabral/INSEAD. Foi Secretário de Cultura de Belo Horizonte, na gestão de Márcio Lacerda. 

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário
Ana Maria Soares Valentini - Natural de Capitólio, no Sul de Minas, Ana Maria Soares Valentini é produtora rural e engenheira florestal, formada pela Universidade Federal de Viçosa em 1984. Tem especializações em Administração Rural e em Gestão Ambiental de Projetos Agrícolas.
Representa o agronegócio  mineiro. Atualmente, ela preside a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor) e produz grãos em uma propriedade rural em Bonfinópolis de Minas, na região Noroeste do estado. Participa, desde 1987, do Programa de Desenvolvimento do Cerrado, que contou com o apoio do governo japonês para ampliar as áreas agricultáveis de soja no Brasil. Entre seus trabalhos como engenheira de pesquisa florestal esteve em meados dos anos 80 no projeto na Amazônia ˜Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais”, coordenado pela fundação WWF ( World Wide Fund for Nature), Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.
Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e do Nordeste de Minas Gerais.
Atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
 Manoel Vitor de Mendonça Filho - Natural de Belo Horizonte,  Manoel Vitor de Mendonça Filho é engenheiro formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas  (FGV) e especializações em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD (European Institute of Business Administration) e em Total Quality Management  pela JUSE (Union of Japanese Scientist and Engineers).
Foi membro dos conselhos estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e do Conselho Deliberativo do Instituto Minas pela Paz. Foi vice-presidente da Gerdau.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Germano Luiz Gomes Vieira - Mineiro de Lavras, cidade do Campo das Vertentes. Ele é servidor público estadual efetivo. Graduado em Direito, professor universitário, especialista em educação ambiental, mestre em Direito público pela Universidade Católica Portuguesa de Porto/Portugal.
Atuou como diretor de prevenção e combate à corrupção pela Controladoria Geral do Estado, e exerceu cargos e funções no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Instituto Mineiro de Gestão das Águas, na Fundação Estadual do Meio Ambiente e na Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de onde é servidor concursado.
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Secretaria de Estado de Administração Prisional.
Atual Secretaria de Estado da Segurança Pública.
General Mário Lúcio Alves de Araújo - Mineiro de Montes Claros, o General da Reserva tem formação de oficial de Infantaria e bacharelado em Ciências Militares. Possui curso de aperfeiçoamento em Infantaria, mestrado e doutorado em Ciências Militares e curso de Comando e Estado-Maior, no Rio de Janeiro (RJ). Também tem curso de Política, Estratégia e Alta Administração pela Escola de Alto Comando e Estado-Maior do Exército. No âmbito profissional, o general foi o Comandante da 4ª Região Militar em Belo Horizonte (MG), entre 2014 e 2015.
Polícia Militar de Minas Gerais
Giovane Gomes da Silva – Comandante-geral
Marcelo Fernandes – chefe do Estado Maior
Polícia Civil
Delegado da Polícia Civil Wagner Pinto de Souza

Corpo de Bombeiros
Edgard Estevo da Silva – Comandante-geral
Erlon Dias do Nascimento Botelho – chefe do Estado Maior
Controladoria-Geral do Estado 
Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda - Radicado em Brasília (DF) após aprovação em concurso público na Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda é doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Contabilidade também pela UnB, pós-graduado em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
Rodrigo já foi auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Lotado em Brasília/DF, até dezembro, e está cedido ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, exercendo o cargo de Chefe da Assessoria Especial do Controle Interno, no Governo Temer. 
Advocacia-Geral do Estado 
Sérgio Pessoa de Paula Castro - Natural de Belo Horizonte, Sérgio Pessoa é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Servidor público efetivo, é procurador do Estado de Minas Gerais, desde 1998, tendo exercido os cargos de Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica e Advogado-Geral Adjunto. Sérgio também tem experiências na área acadêmica e ficará responsável pela Advogado Geral do Estado.
Ouvidoria-Geral do Estado  
Simone Deoud Siqueira - Nascida em Barbacena, também na Zona da Mata, Simone Deoud Siqueira será responsável pela Ouvidoria Geral do Estado. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1986, a advogada tem mais de 30 anos de experiência em Direito Civil, Empresarial, contratos e obrigações, e societário. Atuou como profissional liberal e em empresas nos ramos de engenharia e infraestrutura. Atualmente é consultora jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário