sábado, 6 de outubro de 2012

Ânimos se acirram em Araçuaí e candidatos tentam acordo para evitar confrontos


Após quebra de acordo firmado entre coligações que apoíam os candidatos à prefeito de Araçuai, a temperatura política subiu e população teme confrontos

Foto: S.Romie

Ânimos se acirram em Araçuaí e candidatos tentam acordo para evitar confrontos
Militantes do PT fazem carreata e passeata na noite de quinta-feira. Polícia é acionada para manter a ordem
O Poder Judiciário e a Polícia Militar acenderam o sinal de alerta após  passeata de militantes que apóiam a candidatura do médico Armando Paixão , na noite de quinta-feira (4) e que mobilizou sete viaturas e 16 policiais para impedir confrontos entre partidários.

Para garantir a tranqüilidade do processo eleitoral, representantes das coligações estão realizando no inicio da noite desta sexta-feira (5), reunião no Fórum da Comarca para tentar um acordo sobre a realização de passeatas programadas para sábado.

A tensão é geral e ninguém a esconde. O revanchismo dos grupos políticos espalhados  pela cidade, criou  um clima de guerra branca neste período que antecede o pleito de 7 de outubro. 

Vários carros em Araçuaí (MG) , amanheceram pintados com a palavra “PAZ”. E este é o sentimento que impera na maioria da população que não apóia nenhuma forma de violência em uma das eleições que estava  sendo considerada a mais tranqüila da história da cidade.


. Dois candidatos disputam a prefeitura. O médicos Armando Paixão (PT) e o prefeito Aécio Jardim (PDT) que busca a reeleição.

Acordo motivou confusão

Toda esta confusão foi motivada por um “Termo de Acordo” firmado entre as coligações,  perante o Ministério Público Eleitoral,  no início de setembro. Pelo termo as campanhas seriam encerradas  no dia 30 de outubro.

 Ficou acertado que o prefeito realizaria comício no dia 29 e o PT no dia 30. O prefeito Aécio Jardim se antecipou, encerrando a campanha com comício e carreata na noite de 27 de setembro.

 No entanto, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou carreata e comício na noite de 3 de outubro no bairro Canoeiro, e programou comício para o dia seguinte, na praça do Mercado Municipal, o que foi entendido pela parte contrária, como quebra de acordo e,  marcou comício e carreata para o mesmo dia e local .

A partir daí, os ânimos se acirraram. O Juiz da Comarca decide então,  proibir qualquer manifestação na cidade nos dias 4 e 6 de outubro.Pela decisão  o descumprimento da  medida  acarreta multa de R$ 100 mil aos partidos, candidatos e coligações.

“ No nosso entendimento, o acordo foi quebrado a partir do momento  que a militância que apóia o prefeito nos impediu de realizar no dia 8 de setembro um evento no mercado municipal, conforme previsto pelo Termo. Registramos um Boletim de Ocorrência sobre este fato. Também, não estava no acordo, o comício do prefeito no dia 27 e sim para o dia 29”, disse Geraldo Silva, presidente do PT em Araçuaí, em entrevista ao Jornal Gazeta.

O prefeito Aécio Jardim alega que não quer confrontos e que obedeceu os termos do acordo antecipando o final da sua campanha no dia 27.


“Fizemos um Termo Aditivo ao acordo após estas mudanças”, informou Silva

Termo aditivo do acordo não foi válido, diz promotor

O Promotor Público, Randal Bianchini disse que foi tentado  um Termo Aditivo ao Acordo firmado entre as coligações, mudando as datas dos eventos programados para a campanha. “ A coligação que representa o candidato Aécio Jardim enviou uma advogada para assinar o termo . Ela  não estava com a devida procuração lhe dando poderes  para assinar pela parte e , por isso, o Termo Aditivo está invalidado”, afirmou o promotor.

O juiz eleitoral Eduardo Monção Nascimento não quis comentar os últimos acontecimentos. " Só vou me manifestar no processo para evitar mais acirramentos dos ânimos", disse o juiz.

PT protesta

Na noite de quinta-feira, a militância do Partido dos Trabalhadores, a maioria jovens, foi para as ruas se manifestar pedindo justiça  e exigindo o direito de fazer carreatas e passeatas.

A concentração começou na praça Manoel Fulgêncio, no Centro Histórico. A Polícia foi chamada para manter a ordem.

Centenas de  manifestantes, com apitos, cornetas e bandeiras do partido,  acompanhados por uma carreata, subiram a rua Dom Serafim rumo à Praça do Fórum . Ali,  os manifestantes deram as mãos, fazendo um círculo em torno da praça. . Cantaram o Hino Nacional  seguido de palavras de ordem como “ Justiça!, Justiça! “ e “ O povo unido, jamais será vencido”.

Depois, seguiram pela rua Benjamim Constant, puxados por uma cavalgada e carreata, rumo à praça do Mercado Municipal. O movimento retornou à praça Manoel Fulgêncio.

UM CD com imagens da manifestação foi entregue ao Ministério Público na manhã de sexta-feira(5) pela Polícia Militar. Ninguém foi detido.

O presidente do PT, Geraldo Silva, assegurou que o partido pretende realizar carreata neste sábado e que já entrou com recurso no TRE para garantir o direito previsto em lei.
A coligação que apóia o prefeito Aécio Jardim também já protocolou pedido no mesmo sentido.

De acordo com a legislação eleitoral, os partidos têm até as 22 horas de sábado para realizarem carreatas, caminhadas e candidatos distruibuírem material.

Depois disso, já pode configurar crime eleitoral.

Sérgio Vasconcelos - Repórter, Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário