segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O servilismo da imprensa mineira


As manchetes distintas dos jornais de MG e SP

Se compararmos as manchetes de hoje dos jornais paulistas e mineiros, fica perceptível o quanto a sombra de Aécio Neves atinge as redações dos jornais das Minas Gerais.
No Hoje em Dia, a capa, após citar os quatro eleitos no segundo turno, destaca no subtítulo que o PSDB apoiou três dos quatro eleitos. À página 03, a manchete é ainda mais direta: "PSDB ´vence´ no 2o turno em Minas, mesmo sem disputar". Uma manchete para ficar nos anais da história do jornalismo. Noticiaram timidamente que a vitória de Paulo Piau (PMDB) em Uberaba derrotou diretamente o PSDB.
Não se fez cômputo similar em nenhum outro jornal da grande imprensa brasileira.
Do outro lado, a UOL divulga dados sobre a fatia do orçamento público que o PT passa a governar após o segundo turno das eleições.
A diferença de postura editorial pode revelar regionalismos. Mas pode revelar mais.
Os jornais mineiros fincaram pé nos resultados do segundo turno e esqueceram os do primeiro turno. No cômputo geral, o PSDB não disputou o segundo turno em Minas Gerais, ao contrário do PT, que disputou e perdeu em três dos quatro municípios que tiveram este retorno às urnas. Também se ignorou, na imprensa mineira, que o PSDB ficou mais nordestino e nortista a partir destas eleições municipais e menos sulino. É evidente que o futuro de Aécio Neves depende, hoje, muito mais de outros partidos que o seu.
Publicado por Rudá Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário