sexta-feira, 19 de outubro de 2012

12 ª Festa da Manga de Itaobim


Festa da Manga é sucesso há muitos anos

Festa da Manga - Por Tadeu Martins
Falando em história da Festa da Manga, vejam o release da primeira Festa. 
Foi divulgado para os principais jornais e rádios do Brasil.

É TEMPO DE MANGA

"...da manga rosa eu quero o gosto e o sumo...". O grande menestrel Alceu Valença talvez não saiba, como muita gente não sabe, mas a melhor manga rosa do mundo é colhida na cidade de Itaobim – Pedra Verde, em tupi-guarani-, cidade plantada entre montanhas, no coração do Vale do Jequitinhonha. A mesma cidade produz a manga espada incluída entre as melhores do mundo. Decididamente, Itaobim é a Capital Nacional da Manga.

Inexplicavelmente a cidade nunca explorou este título e até hoje não lucra o que poderia lucrar com a produção da fruta, apesar de muitas opiniões neste sentido:

"Há mais de quinze anos, eu tentava fazer esta festa em Itaobim. Os últimos prefeitos, por falta de vontade política, ou por total incompetência, não entenderam a importância da festa e da abertura que ela trará para o crescimento da comercialização da nossa manga, que é reconhecida como uma das melhores do mundo. A manga de Itaobim é quase toda exportada, os atravessadores deitam e rolam e a cidade fica apenas com uma pequena parte. Parabéns ao povo de Itaobim..." (Tadeu Martins – escritor itaobinhense, idealizador da Festa da Manga).

"Itaobim poderia lucrar muito mais. Com certeza esta festa vai ajudar muito. Eu sempre que passo por Itaobim, na safra da manga, faço questão de comprar manga, principalmente a manga rosa, que é a melhor do mundo..." (Dativo Botelho, agrônomo, diretor da Codevale).

"Itaobim tem três coisas lindas, deliciosas, que fazem bem para os olhos, para o corpo e para o espírito, e escritas com M de Maravilha: Mulheres, Mangas e Montanhas..." (Octacílio Mattos – poeta e artista plástico, com trabalhos premiados fora do Brasil, declamando seus versos em uma festa de aniversário da cidade. O poeta morreu sem ver a sua terra mãe-adotiva, Itaobim, reconhecida como Terra da Manga).

"Desde 1992, quando Tadeu Martins me falou pela primeira vez na importância de valorizar a produção de manga e de outras frutas na nossa cidade, eu comecei a pensar nisto. Agora, como prefeito da cidade, eu tenho a obrigação de promover esta festa. E não vamos parar aqui, precisamos trabalhar com os produtores e com o apoio da Emater e outros órgãos, para fazer a cidade honrar o título de Capital da Manga. Este ano, por ser a primeira vez, a festa pode não ser o que nós sonhamos, mas seguramente ela já faz parte do calendário oficial de Itaobim, e em 2002 será muito maior...." (José Alves de Oliveira, médico, prefeito de Itaobim 2001-2008, e eleito em 2012)..

Conheça um Pouco mais a História da Festa da Manga de Itaobim

Conheça um Pouco mais a História da Festa da Manga de Itaobim
Itaobim, cidade localizada no centro do Vale do Jequitinhonha, vem despontando na última década com grande desenvolvimento, tornou-se referência em toda a região com o título de TERRA DA MANGA, fruto saboroso e nativo em todo o município, que tem na Manga Espada e Manga Rosa sua referência, no qual movimenta a economia da cidade entre outubro e janeiro, período de safra.

Os produtores comercializam a Manga nas margens da BR 116 e o excedente é vendido ao Ceasa de Contagem e também para o Rio de Janeiro. Foi com esta fama de Terra da Manga, que se criou em Itaobim, no ano de 2001 a FESTA DA MANGA, que começou tímida, porém forte, com incentivo aos produtores, concursos de pratos derivados da manga, exposição de artesanato, eleição da Rainha e da Princesa da Manga e shows musicais. As duas primeiras edições foram realizadas de forma improvisada na Praça Afonso Martins, com atrações regionais.

No entanto, foi a partir de 2003, na 3ª Festa da Manga, com a inauguração da Praça e Palco de Eventos, que a festa tomou uma proporção maior. Manteve a tradição dos produtos da manga, mas iniciando uma era de shows de repercussão nacional, trazendo grandes nomes da musica brasileira.
Neste período da Praça de Eventos passaram pelo palco da festa da manga: Banda Cheiro de Amor, a cantora baiana Gil, Tomate com a banda Rapazzola, Araketu, É o Tchan, o rock da banda Detonautas, do Biquini Cavadão, o forró elétrico do Saia Rodada, do Cavaleiros do Forró e do Calcinha Preta, banda Psirico, além dos clássicos do sertanejo Xitãozinho e Xoróro e Leonardo.

A Festa da Manga passou a atrair cada vez mais um público maior, e foi pensando no conforto e na segurança do folião, que em 2011, o município iniciou uma nova era da Festa. 
Em tempo recorde, apenas 59 dias, transformou uma área do parque de exposição, onde só havia terra, no maior espaço Indoor da região.  Montou uma estrutura com asfalto, meio-fio, drenagem pluvial, iluminação.
Na Arena da Folia foi montado uma mega estrutura para receber mais de 15 mil pessoas nos quatro dias de festa.
Montou-se praça de alimentação, amplo espaço para os produtos da manga e artesanato local, espaço vip, camarotes Vips e empresarial, três palcos para diversas apresentações, segurança monitorada por câmeras e muita diversão.
Diversão que ficou por conta de oito atrações regionais e locais que se apresentaram no palco dois. No palco principal quem fez a festa foi o Cantor Daniel, a banda Raghatonni. E o fenômeno JQuest, que encerrou a festa com chave de ouro, levando o público ao delírio.

Com a arena da folia consolidada, Itaobim se transformou referência para grandes eventos, deixando o público na expectativa para a próxima Festa.

Já em 2012, a Festa da Manga de Itaobim, se consagra como um evento multi cultural, trazendo diversos ritmos brasileiros. E é com esta convicção que faremos a melhor Festa de todos os tempos, na sua 12ª edição.

 Itaobim e região serão presenteadas com tres grandes apresentações inéditas: a nova sensação da Bahia com o axé eletrizante da Banda BABADO NOVO, que agora conta com a beleza, o charme e o talento da cantora MARI ANTUNES a mais nova musa do axé.

Também haverá o sertanejo universitário de uma das maiores duplas do Brasil, que é sucesso garantido em todo território nacional, GUILHERME E SANTIAGO tocando seus maiores sucessos que estão na boca do povo.

E pela primeira vez na região, o sucesso nacional de uma das maiores bandas de rock do Brasil, 29 anos de estrada, sucesso efetivo entre diversas gerações, considerada a melhor banda nacional no Rock in Rio 2011, CAPITAL INICIAL., e mais sete atrações a confirmar para fazer a alegria de todos no palco dois.

12ª FESTA DA MANGA DE ITAOBIM venha curtir com a gente nos dias 15, 16 e 17 de novembro, vendas de área vip e camarotes a partir de 01 de setembro.

Não fique de fora! Itaobim te receberá de braços abertos para a melhor e maior festa da região. 
Venha curtir você também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário