quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Amanhã, Copasa enviará 3 carretas e 5 caminhões para abastecer Taiobeiras


Calamidade: Taiobeiras passa a depender dos famigerados caminhões-pipa
Superintendente Daniel contrata
caminhões-pipa para atender Taiobeiras

O Superintendente da Copasa no Norte de Minas, Daniel Antunes, acaba de anunciar para a nossa reportagem que amanhã (25/10) chegará à Taiobeiras três carretas e cinco caminhões-pipa para abastecer o sistema de distribuição de água da cidade. “Vamos colocar 2 milhões de litros de água por dia no sistema”, informou o Superintendente, afirmando que a situação é de calamidade pública.
Segundo Daniel, os caminhões irão buscar água na barragem do produtor rural Carlos Humberto, distante cerca de 30 quilômetros de Taiobeiras. “Lá tem água suficiente para abastecer a cidade até a chegada das chuvas”, garante o Superintendente, informando que existe previsão de chuva para o dia 1º de novembro.
Nossa reportagem perguntou ao Superintendente porque um produtor rural consegue armazenar grande quantidade de água e a Copasa não consegue. “O problema são os irrigantes, que estão retirando muita água do rio Pardo. Tem irrigante que consome 5 vezes mais que a Copasa”, respondeu Daniel. “Outro problema foram as barragens que quebraram”, completou.
Daniel enumera uma série de problemas que está destruindo o rio Pardo, citando como piores exemplos as irrigações e as drenagens dos rios Ribeirão e Santana, feitas na década de 80 e que causou grande impacto ambiental.
Como solução, o Superintendente aponta duas ações urgentes: as construções de soleiras de nível acima da estação de captação e o término da Barragem de Berizal. “A Copasa precisa entrar na luta para terminar a Barragem de Berizal, que é a principal solução para o problema da seca no Alto Rio Pardo”, disse Daniel.
Questionado sobre a falta de investimentos da Copasa, Daniel Antunes argumentou que todo ano pede para colocar investimentos em Taiobeiras no orçamento da empresa, mas agora, com a mudança da diretoria, espera ser atendido. “O presidente da Copasa esteve em Taiobeiras e viu a situação com os próprios olhos, portanto acredito que os investimentos agora passarão a ser prioridade máxima”, disse.
Fonte: Folha Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário