terça-feira, 23 de outubro de 2012

Capelinha: Internet é cara e ruim

Serviço de Internet em Capelinha pede socorro


Uma cidade em franco desenvolvimento , estando entre as maiores cidades do Vale do Jequitinhonha e a segunda economia, Capelinha no Alto Jequitinhonha é a cidade que mais se desenvolveu nos últimos 10 anos.

Porém este desenvolvimento atingiu muitas áreas, e outras nem tanto, é o caso da infraestrutura na área de Comunicação que vive um estado caótico, pra não dizer precário e obsoleto.

O maior vilão dessa falta de infraestrutura em Capelinha é o acesso a Internet. A cidade conta apenas com 3 empresas que oferecem o serviço e mais 2 serviços oferecidos pelas telefonias celular.

Estima-se que em Capelinha há cerca de 9 mil usuários, distribuídos entre estas empresas. O grande problema é a grande demanda de usuários e a falta de estrutura das empresas que não conseguem atender a demanda.

Além do serviço ser via Wireless (Internet sem Fio), que prejudica e oscila a conexão, as empresas estão abarrotadas de clientes, de forma que em cada ponto de distribuição da empresa (Torre), existem centenas de usuários querendo um lugar a sol pra acessar o serviço, e com a sobrecarga a sua grande maioria fica a ver navios.

Os serviços de internet oferecidos pelas telefonias também são precários e muitas vezes pior do que a wireless.

As empresas lucram, mas não investem em infraestrutura suficiente para atender a demanda.

Falta de Concorrência

Um fator também negativo, é a falta de concorrência, estas empresas monopolizam o acesso na cidade por falta de opção, trocar de provedor na cidade é o mesmo que trocar seis por meia dúzia, a falta de infraestrutura é comum a todas elas.

Preços exorbitantes

Não bastasse a precariedade da conexão, quem paga é o cliente e bem caro, os valores do acesso ao serviço em Capelinha, chega a ser abusivo quando comparado com outras regiões, por exemplo para uma conexão de 250kps o cliente deve desembolsar em média R$ 80,00 reais/mês em Capelinha, já em Belo Horizonte por R$ 80,00 reais/mês você tem acesso a 5MB de acesso ou seja 20 vezes mais rápida.

Solução
A solução para esta questão, é tema recorrente nas rede sociais e grupos de discursão de Capelinha, “o que fazer?“ , Já que a solução não está na mão dos clientes que precisam do serviço e ficam dependentes das empresas.

Algumas possíveis soluções
1º Investimento: Sem dúvida a solução é o investimento no serviço, as empresas locais precisariam investir em equipamentos e links que atendessem a demanda de clientes que é muita.

2º Concorrência: Com vinda de empresas que mostrassem um diferencial no serviço, as empresas locais sairiam do comodismo e começariam também a investir em infraestrutura.
3º Poder Público

• O Poder público municipal (Câmara de Vereadores e Prefeitura) poderiam mover contra as prestadores de serviço uma nota de repúdio e cobrar melhorias e investimentos, assim como fez recentemente com a COPASA, pelos maus serviços prestados.

• Criar leis e projetos que visem melhorar o serviço na cidade, em São Paulo na época a prefeita Marta Suplicy lançou o projeto “Internet para todos”, as empresas de serviço wifi, liberavam uma parte da sua internet, de forma gratuita para os bairros alcançados, e recebiam da prefeitura incentivos fiscais ou subsídios.

• Criar um Provedor Municipal: Em conjunto Câmara e Prefeitura poderiam criar um projeto e investir na criação de um provedor municipal, como uma alternativa ao serviço, disponibilizando aos Capelinhenses Internet gratuita, caso semelhante ao que acontece em Carlos Chagas MG, onde os cidadãos não pagam pelo uso de internet na cidade.

Para saber a velocidade da sua internet, existem sites que medem sua conexão, por exemplo

Clique aqui para testar sua internet

Caso a velocidade de sua conexão não esteja de acordo com o contratado, você pode recorrer a empresa e pedir um desconto ou compensação, caso a empresa se negue a compensa-lo, você pode acionar o Ministério público e requerer os seus direitos.

Fonte: Portal Aranãs

2 comentários:

Pedro disse...

Você esta falando sem estar por dentro da situação, pois falar que as empresas não estão investindo na infraestrutura da rede sem estar dentro ou visitando algumas para saber se isso e verdade! Trabalho em um provedor da cidade e sempre estamos estudando maneiras de melhorar o serviço! Nossos clientes que hoje usam as novas antenas raramente tem problemas de velocidade, instalamos um radio profissional em Capelinha e somos os únicos na região a contar com esse equipamento. Um radio q seu custo passa dos 35mil. Já e 5 radio desse porte instalado na nossa rede! Para se ter noção a OI usa um radio do mesmo padrão mas com menor Troughput (Dados passante) para atender Capelinha com Telefone fixo, movel, vender velox, vender link para outros comércios.
Montamos novas torres para atender melhor o clientes.
Sobre os preços, vcs comparam nossa cidade com uma capital mas sem saber como chega um link para o provedor. Em BH você tem inúmeras empresas a vender link e a preços competitivos (Abaixo dos 300) aki na cidade a OI (Unica tele a vender) cobra mais de 3000 por mega, a solução e fazer uma infraestrutura enorme e buscar em cidades maiores, e nos fazemos isso com rádios profissionais que são melhores que os cabos de rede que todos conhecem.
Uma infra dessa não sai barato, e precisa de mão de obra qualificada.
Um outro ponto importante e a dificuldade de se trabalhar em uma cidade que nos queremos fazer bem feito, mas seu concorrente não está nem ai.
Um radio transmissor bom de radio FM passa facil dos 100 Watts. A Anatel nos permite se trabalhar em 2.4ghz e 5.8Ghz com um EIRP de 30db, o q e isso?
Isso quer dizer que nossa potencia maxima somando Ganho da antena com o Ganho dos rádios não podem passar disso. Então se e coloco em uma torre eu colocar uma antena de 13db eu só poderei colocar meu radio em 17db e isso da míseros de 65mw de potência, ai meu concorrente q não está nem ai para qualidade e a ANATEL coloca uma antena de 20db e libera no radio dele 30 db de potencia e o Radio dele irradia mais de 10W e fode ele e todos q estão a sua volta.

Então pense direito para saber que criticar um provedor, faça nus uma visite e mostraremos nossa infra e verá que não estou mentindo!

Pedro disse...

Primeiramente sem paixão e falando com conehcimento de causa
- Todo interior de Minas onde não temos link de operadoras chegando em fibra óptica e muito menos ofertas de outras operadoras vão ter problemaas como Capelinha, e a solução é fazer esse link chegar com qualidade usando rádios que trafegam até 360 Mbps isso nós ja temos, segundo ter um outro link de reseva (backup) no caso desse der problema, já estamos com 60% do circuito pronto para funcionar.
- Cabear Capelinha sem ter as 02 situações acima resolvidas é comoter suicidio porque os problemas de parada e lentidão continaram a acontecer se vc depender de apenas um link.
- O anônimo que diz que cabear Capelinha por 180.000,00 passou longe e mostra a sua incapacidade e desconhecimento do assunto, só a titulo de ex: cabear Capelinha para 5000 usuários, só em cabos seriam 85 KM de cabos, fora os equipamentos, ferragens, lançamento etc, em média tudo isso em torno de 900.000,00, sem falar no aluguel do poste da CEMIG ( não existe isso de prefeitura autorizar) a CEMIG cobra em média 7,00 por poste (imagina o custo de uam rede dessa mensal).
- Não temos oferta de link local, uma vez que a única operadora local a OI já é nossa concorrente não tem interesse nem preços competitivos ( ai sim precisariamos de concorrentes)
- Bem damos o nosso primeiro passo, montamos a nossa própria rede com qualidade e altos investimentos, mas mesmo assim ainda dependemos da disponiblidade da operadora que pode nos deixar na mão ai a necessidade de termos o backup ( já em andamento).
Conheço o projeto de cabeamento de Turmalina mas ele esta enfrentando os problemas que relatei acima devido a não ter pensado primeiramente em ter um link de qualidade com redundância, ou seja quedas e lentidão tbem.
Temos clientes de banda larga mesmo a radio com equipamentos ptp, grandes empresas que recebem o link na freq. 5.8Ghz que não apresentam problemas, nosso indice de reclamação esta unicamente na freq. de 2.4Ghz, devido a interferência e poluição do espectro devido principamente ao mau uso pelos concorrentes dos canais e potência configurados.
-Temos 7 provedore de internet OI velox -Vivo - Claro - (todas essas garantem apenas 10% da banda oferecida em seus contratos) e 3 provedores a rádio, somos a empresa que mais cresceu e que busca alternativas e tecnologia com investimentos em qualificação e capacitação do nosso grupo, temos projetos em andamento e testes sempre buscando oferecer o melhor serviço aos nossos clientes, temos consciência do que precisa e deve ser feito e no seu devido tempo elas com certeza acontecerão.
Diferente das empresas que estão em grandes centros que tem larga oferta de link e mesmo assim vendem 5Mega com garantia de 10% e ainda por cima só entregam se for no combo com TV e mais telefonia o que não sai por menos de uns 145,00, nos vendemos 1Mbps por 99,00 e garantimos 80%, temos plantão 24hs e lhe atendemos quando e onde quiser e ainda pode vir tomar um café conosco para discutirmos sobre Telecomunicação, comunicação, tecnologias etc, enquanto as outras lhe atendem pelo telemarketing e te enrolam o quanto podem.
Vivemos em um mundo democratico, e isso não lhe dá o direito de falar da BKPNET sem ao menos nos ouvir com a finalidade única de denegrir a imagem dessa empresa, vc tem uma responsabilidade com seus leitores em informa-los da verdade sem paixão, então limite-se apenas ao que tem conhecimento e pode provar: "População de Capelinha em peso reclama de serviços de internet na cidade" ponto.
Quem é obcecado por julgar, cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos de informação, o que levara a conclusões precipitadas.

Att,

Omar S Maciel
Provedor BKPNET

Postar um comentário