sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Taiobeiras: Copasa não toma providências e pode deixar cidade sem água

Prefeito Denerval detona a Copasa
Prefeito Denerval (ao centro) durante reunião com os ribeirinhos
Durante reunião com a promotora da Comarca de Taiobeiras, Ana Gabriela; com o gerente da Copasa, Deusdete Rocha e com líderes ribeirinhos, o prefeito Denerval Germano mostrou impaciente com a Copasa, empresa responsável pelo abastecimento de água em Taiobeiras. “Estamos vivendo uma situação calamitosa, de extrema gravidade. Desde 2006 estamos cobrando providências da Copasa, especialmente um 3º barramento do rio”, disse o prefeito, informando ainda que desde o mês de março a presidência da Copasa havia sido alertado para a situação. “O presidente da Copasa veio à Taiobeiras e sabia que a água ia acabar”, reclamou o prefeito.
Na reunião, Denerval expôs aos ribeirinhos que a permissão do bombeamento das águas dos poços que formam no rio Pardo é urgente, pois a situação é de extrema emergência. O prefeito pediu piedade aos ribeirinhos. “A situação é de vida ou morte. É para salvar a cidade”, clamou o prefeito.
Diante da crise, Denerval detonou a Copasa. “Já mandei mais de 10 ofícios pedindo providências e mesmo assim estamos nessa situação. A Copasa tem obrigação de armazenar a água, pois é ela que fornece e cobra para isso. A empresa tem culpa sim, pois sempre alertamos sobre a situação. A Copasa precisa tomar vergonha, pois os investimentos a serem feitos são pequenos”, rasgou o prefeito.
Ao final, Denerval agradeceu a compreensão dos ribeirinhos, que permitiram o bombeamento das águas dos poços para a estação da Copasa. “Se não bombear a água hoje, amanhã a cidade está sem água”, lamentou o prefeito.

Copasa firma TAC e ribeirinhos deixam bombear água dos poços

Ajeito salva o abastecimento de Taiobeiras por alguns dias. Caso contrário, amanhã a cidade estaria sem água
Promotora Ana Gabriela e o gerente da Copasa Deusdete Rocha durante reunião com líderes ribeirinhos
Em reunião na sede da Polícia Ambiental de Taiobeiras, o gerente da Copasa, Deusdete Rocha, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a promotora Ana Gabriela visando minimizar os efeitos da falta de abastecimento de água na cidade. O prefeito Denerval Germano e vários ribeirinhos estavam presentes.
Na ocasião foi firmado um acordo com os ribeirinhos, que permitirão bombear as águas dos poços do rio até a estação de tratamento da Copasa, fato que garantirá o abastecimento de água em Taiobeiras pelos próximos dias. Em contrapartida, a Copasa prometeu fornecer caminhão pipa para atender as famílias prejudicadas.
O bombeamento era para ser iniciado ontem à noite, mas os ribeirinhos se organizaram e impediram a ação dos funcionários da Copasa, que chegaram a discutir com os ribeirinhos. Com isso, a promotora foi acionada para mediar o imbróglio.
No TAC, o Ministério Público deu prazo de 15 dias para a Copasa retirar a argila colocada no leito do rio para represar água, pois, se chover poderá causar terrível dano ambiental. Também foi acordado que, a partir de então, qualquer intervenção no rio deverá ser comunicado previamente com o Ministério Público e com representantes dos ribeirinhos.
Se a Copasa não cumprir o TAC, vou acionar a Justiça e requerer a multa, que será diária. O TAC não é a solução ideal, mas é o que se poder fazer de imediato”, disse a promotora Ana Gabriela.

Taiobeiras pode ficar sem água


Rio Pardo simplesmente secou
Calamidade!!!
A gerência da Copasa de Taiobeiras informa que o abastecimento de água será racionado na cidade. O fornecimento normal encerra-se hoje, pois a água da estação de tratamento simplesmente acabou. 
Como paliativo, a Copasa quer bombear água de poços existentes no rio Pardo, mas a empresa está enfrentando resistência dos órgãos ambientais, especialmente do MAB - Movimento dos Atingidos por Baragens.
Fonte: Folha Regional de Taiobeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário