quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nova etapa da campanha contra a dengue mobiliza os Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Treze municípios do Vale não apresentaram nenhum caso de dengue: Aricanduva, Bandeira, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Divisópolis, Felisburgo, Francisco Badaró, Itaipé, José Gonçalves de Minas, Monte Formoso, Palmopolis e Veredinha.

Nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 53 municípios registraram notificações de dengue este ano, com um total de 1.991 casos

Foi lançada na terça-feira (23) a campanha contra a dengue: “Dengue. Tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, do Governo de Minas Gerais.


Nessa edição, a campanha traz, além das ações da Força Tarefa e da mobilização social, novas ações que ensinam e incentivam o combate à doença.

Desde 2010, quando houve um surto da dengue no Estado, o Governo, com ações de combate à doença e com a ajuda da população, reduziu em 75% os casos de dengue, mas a com a nova forma do vírus, o sorotipo 4, é preciso redobrar o cuidado para evitar a expansão.

Nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 53 municípios registraram notificações de dengue este ano, com um total de 1.991 casos.

Teófilo Otoni foi o município com maior número de casos de dengue: 820 pessoas contraíram o vírus.

Em Malacacheta, foram 588 casos e, em Águas Formosas, 108. No entanto, se for levado em consideração o coeficiente de incidência acumulada, que demonstra a freqüência da doença ao fazer a relação entre o número de casos e a população, Malacacheta tem o maior índice, com um coeficiente de 3.143,54. A população da cidade é de 18.705 habitantes e registrou 588 casos, em 2012.

Em relação ao ano de 2011, os três municípios apresentaram uma queda no número de casos de dengue.

Segundo Darli Rodrigues Pacheco, analista técnico de dengue da Superintendência Regional de Saúde (SRS), essa queda se deve à mobilização social, ao trabalho dos profissionais de saúde e às ações conjuntas com o Governo do Estado, como a Força Tarefa nos municípios mais afetados.

“ O nosso objetivo com a campanha de 2013 será, além de diminuir ainda mais o número de casos na região, evitar que a nova forma do vírus se espalhe”, conclui.

Em Diamantina, apenas um caso de dengue foi registrado esse ano. .

Treze municípios da região não apresentaram nenhum caso de dengue: Aricanduva, Bandeira, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Divisópolis, Felisburgo, Francisco Badaró, Itaipé, José Gonçalves de Minas, Monte Formoso, Palmopolis e Veredinha.

Ações de combate à dengue

Nos últimos três anos, o Governo de Minas já realizou, nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sete ações de Força Tarefa. Foram distribuídos na região 18.800 folhetos, 4.800 manuais do combatente, 3.800 adesivos para veículos e 1.650 cartazes. Durante as ações nos municípios, também foram entregues lápis, borrachas e cadernos para quem levou materiais propícios ao acúmulo de água, foco de dengue. Nas trocas, foram recolhidas 72.134 garrafas plásticas, 37.516 latas e 4.849 pneus.

Dionísio Pacceli Costa, diretor da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, ressalta que foi constatada uma considerável diminuição no número de casos notificados em 2012, se comparado ao mesmo período de 2011 – em torno de 37%. “O número de mortes também diminuiu em relação aos anos anteriores. O desafio é manter essa diminuição ao longo dos próximos anos. A participação da população e a boa gestão dos programas municipais de controle da dengue são fundamentais para que isso seja uma realidade no Estado”, observa.

Segundo ele, é importante que o combate à dengue seja focado em três eixos de sustentação. “Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores, Assistência ao Paciente e Mobilização Social. O fortalecimento desses três eixos certamente trará bons resultados em relação à transmissão de dengue”, explica Costa.

Com o início do período chuvoso, o número de casos da dengue aumenta bastante. Isso porque a o mosquito Aedes aegypti, se prolifera em locais onde possui água limpa e parada e temperaturas acima de 20°C, sobretudo entre 30°C e 32°C. Por esse motivo é importante a mobilização da população para eliminar os locais que possam se tornar criadouros do mosquito.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário