domingo, 28 de outubro de 2012

Irmandade dos Homens Pretos de Araçuaí mantém tradição da Festa do Rosário

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga da cidade. 
Tem 150 anos e simboliza a fé e a preservação da identidade 
negra no município.
Foto: DivulgaçãoIrmandade dos Homens Pretos de Araçuaí mantém tradição da Festa do Rosário
Quando o cortejo chega à secular Igreja do Rosário, o casal real recebe as saudações oficiais realizadas pelos alferes da espada, da bandeira e do pontão.
Araçuaí vive mais uma vez uma das suas mais importantes manifestações para a preservação da cultura negra: A festa de Nossa Senhora do Rosário.

Realizada sempre no mês de outubro, o auge da celebração acontece neste domingo (28) a partir das 5 da manhã com a alvorada e de missa às 10 horas. Em seguida, missa com o Reinado, acompanhada pelo Coral Trovadores do Vale. Às 18 horas a procissão com a troca de coroas.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário, é a mais antiga da cidade. Tem 150 anos e simboliza a fé e a preservação da identidade negra no município.

Durante todo o mês, acontecem as novenas e levantamento de mastro. No dia da coroação, antes da missa, o rei e a rainha são buscados em casa..


Nos moldes coloniais, o cortejo do rei, rainha, princesas, juizes, tamborzeiros e capitães, vestidos `a carater, desfilam pelas ruas.


São donas de casa, pedreiros, carpinteiros, lavadeiras, entre outros profissionais da comunidade que naquele dia, se transformam em servidores da realeza e são tratados por todos com respeito e reverência.


Quando o cortejo chega à secular Igreja do Rosário, o casal real recebe as saudações oficiais realizadas pelos alferes da espada, da bandeira e do pontão.

A missa é o ponto alto da festa que leva todos os anos centenas de fiéis, admiradores e turistas à porta da Igreja construída pelos escravos em louvor à Nossa Senhora do Rosário.

Ao som do foguetório, dos tambores e repiques de sino, a festa resgata a mais original manifestação do povo negro da cidade.

Este ano, os reis são Wesley Jefferson de Jesus e Maria José Caldeira dos Santos

Sérgio Vasconcelos
Repórter
Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário