domingo, 28 de outubro de 2012

PESQUISA APONTA GUEDES NA LIDERANÇA EM MONTES CLAROS


Aprove indica liderança do deputado Paulo Guedes nas vésperas da eleição
26.10.2012
* Nova medição do instituto mostra petista na liderança com 56% dos votos válidos, ante 44% de Ruy Muniz
* Resultado difere de levantamentos divulgados por jornais da capital mineira na última quinta-feira

Petista diz que instituto contratado por sua campanha foi o único a se aproximar do resultado do primeiro turno e questiona números de levantamentos divulgados por jornais da capital
MONTES CLAROS - A reputação de alguns institutos de pesquisas está em jogo na disputa pela prefeitura de Montes Claros. A menos de 72 horas para a votação na maior cidade do meio-norte mineiro, as pesquisas mostram números conflitantes e as empresas responsáveis pelos levantamentos colocam em risco seu maior capital: a credibilidade no acerto ao medir os humores do eleitorado.
Após a divulgação das medições dos institutos MDA e do CP2 pelos jornais Estado de Minas e O Tempo, ambos da capital mineirana última quinta-feira, com a indicação de que o candidato Ruy Muniz (PRB) lidera a corrida eleitoral local neste segundo turno frente sobre o concorrente Paulo Guedes, o instituto Aprove Projetos e Pesquisas Ltda., divulgou números nesta sexta-feira, a dois dias do pleito, em que mostra o petista na frente com 12 pontos de vantagem sobre o empresário Ruy Muniz. 
Os números que saem das leituras das últimas pesquisas vão em direções opostas. Pesquisa do Estado de Minas\MDA, Muniz divulgada ontem mostrava Muniz na frente com 44,1% das intenções de voto, contra 35,5% de Guedes. 
A nova medição do Aprove, entretanto, aponta Paulo Guedes na liderança com 52,7% das intenções de votos ante os 41,4% apurados para o adversário Ruy Muniz. Ainda segundo o Aprove, quando considerados apenas os votos válidos Guedes tem 56% das preferências e alcança agora crescimento de 2,8 pontos percentuais em relação à última sondagem, que foi realizada no dia 16/10 (terça-feira) – quando o petista já liderava o turno decisivo na disputa pela Prefeitura de Montes Claros com 46,2% das intenções de votos. Ruy Muniz aparece com 44% das intenções dos votos válidos. Ele teve também um decréscimo de 2,8%, segundo pesquisa do Instituto realizada no dia 16.
Pesquisa de intenção de voto para prefeito na eleição municipal 2012, em Montes Claros, mostra o petista Paulo Guedes na frente
A pesquisa Aprove foi realizada nos dias 22 a 24 de outubro e registrada no Tribunal Regional do Estado de Minas Gerais (TRE-MG), sob o nº MG-01248/2012. Foram entrevistadas 814 pessoas na cidade. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade estimulada e contratada pelo Partido dos Trabalhadores em Montes Claros.

De acordo com nota explicativa publicada no site da Justiça Eleitoral pela empresa, a amostra foi aplicada de forma aleatória e representativa da população residente em Montes Claros, com 16 anos ou mais de idade. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%. A margem de erro máxima estimada foi de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Para Guedes, só Aprove acertou leitura no primeiro turno
A despeito de números tão divergentes entre as pesquisas, o candidato Paulo Guedes avalia que apenas o instituto Aprove teria chegado mais próximo do resultado final das urnas durante o primeiro turno ao fazer a leitura correta sobre a subida do ex-candidato Humberto Souto (PSB), que terminou em terceiro lugar, e o declínio de Jairo Ataíde (DEM). De favorito a levar ainda na fase inicial, Ataíde sofreu derrota inédita em sua carreira política ao conquistar apenas sofrível quarto lugar na disputa em Montes Claros. 
O petista questiona com maior ênfase a pesquisa DataTempo/CP2 divulgada ontem e que mostrou vantagem ainda mais ampla do candidato Ruy Muniz (PRB), que lideraria a disputa com 54,2% das intenções de voto. O adversário petista, Paulo Guedes, teria 26,9%. O deputado recorda que o jornal O Tempo chegou a publicar pesquisa no primeiro turno com três semanas de atraso e após o fato novo da saída do então candidato Athos Avelino (PSB) do processo. “Que credibilidade pode ter esse jornal e o seu instituto”, questiona o petista, que diz sofrer “verdadeiro massacre” neste segundo turno com a inusitada aliança entre Ruy Muniz, o atua prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) e o derrotado Jairo Ataíde para impedir sua eleição em Montes Claros. 
Daqui a 46 horas será possível saber com precisão se o que Paulo Guedes classifica como “elite política” de Montes Claros e a imprensa da capital vão numa direção e o povo prefere outra, com a consagração da pequena Aprove, ou se Ruy Muniz de fato virou o jogo neste segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário