quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Unidade Móvel de Mamografia começa a realizar exames na cidade de Itaobim


A unidade móvel realizará os exames de mamografia no município do Vale do Jequitinhonha até o dia 29 de novembro

Allan Campos/GRS Pedra Azul
Cerca de 800 exames de mamografia podem ser feitos pela unidade móvel em Itaobim
Cerca de 800 exames de mamografia podem ser feitos pela unidade móvel em Itaobim
A dona de casa, Maria do Carmo Oliveira, de 71 anos, acaba de superar um pesadelo em sua vida. Há sete anos, ela descobriu que tinha nódulos nas duas mamas e teve de passar por um longo e difícil processo de tratamento que a levou a ficar vários meses longe de sua família. Casos semelhantes como o de Maria do Carmo são frequentes, principalmente, nas cidades do interior do Estado, onde há uma dificuldade maior para marcação de consultas e obtenção do resultado do exame. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está buscando levar às cidades do interior a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que irá realizar os exames de mamografia, identificando casos precoces de câncer e evitando o agravamento da doença.
A primeira cidade a receber a Unidade Móvel de Saúde da Mulher é Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, que, desta terça-feira (30) até o dia 29 de novembro, terá a disposição, no Palco de Eventos da cidade, cerca de 800 exames de mamografia.
Moradora do Bairro Santo Antônio, Ana Gonçalves Cardoso, de 53 anos, foi uma das primeiras mulheres a realizar o exame de mamografia na Unidade Móvel. Ela conta que achou muito prático fazer o exame no seu município, evitando o deslocamento para outras cidades. “Antes, para fazer a mamografia tinha queir até o município de Teófilo Otoni ou de Jequitinhonha, porque Itaobim não tem o equipamento de mamografia. E o pior é que algumas vezes o resultado demorava a chegar”, contou.
Já osresultados dos exames realizados pela Unidade Móvel são entregues aos pacientes no prazo máximo de 48 horas. “Para receber o resultado dos exames, os pacientes podem comparecer na Secretaria Municipal de Saúde ou na Unidade Básica de Saúde. Iremos trabalhar para agilizar, ao máximo, a entrega dos resultados. Lembrando que aquelas mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet, para que possamos agendar o dia em que a paciente será atendida pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher”, orientou a referência técnica de mamografia do município de Itaobim, Mariana Alves Mota.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário