sábado, 20 de outubro de 2012

Crônica "Teimosia"



Teimosinha
(*) Tributo ao mineiro Fernando Sabino e o seu "Hora de dormir"
- Filha, desliga esse computador e vai dormir. Esqueceu que você tem aula amanhã?

- Ah não, papai! Por que não posso ficar no computador? Preciso responder aos meus e-mails.

- Não filha, está muito tarde e você precisa ir para o seu quarto agora.

- Por quê?

- Porque está na hora, eu já disse.     

- Mas papai, só preciso responder os e-mails das minhas amigas...

- Filha, não me aborreça. Estou falando para o seu bem.

- Por que é para o meu bem? 

- Porque senão você vai acordar sonolenta e não vai prestar atenção na aula amanhã.

- Não vou não.

- Não vai não, o quê? 

- Não vou sentir sono na aula, não. Eu prometo.

- Vai sentir sono, sim. E isso é chantagem da sua parte.

- O que é chantagem?

-  Não estou com tempo para brincadeiras. Amanhã você pega o dicionário e descobre o que é chantagem .

- Você não gosta de mim!

- De onde você tirou essa idéia, menina? É claro que gosto de você. 

- Então me explica o que é chantagem?

- Chantagem é você querer me enrolar com essa desculpa de que não vai sentir sono na escola.

- Ué, chantagem é isso? Eu vi um filme em que chantagem era outra coisa.

- Então me diga dona sabichona: o que o "seu" filme dizia sobre chantagem?

- Era a estória de um homem que pedia dinheiro a outro homem para não revelar um grande segredo. 

-  ...

- Papai.   

- O que é?

- Posso ficar mais um pouco no computador?

- Eu já falei que não pode. Deixa de ser teimosa.

- Não sou teimosa. Você é que um chato.

- O que você você disse aí? Quando eu tinha sua idade eu nem sonhava em ousar falar para o meu pai o que você acaba de me dizer. Seu eu fizesse isso, apanhava na mesma hora. 

- Naquele tempo não tinha computador.

- Não fuja do assunto. Peça desculpas agora mesmo.

- Desculpas por quê?

- Você me chamou de chato. Isso é um desrespeito. Esqueceu que sou seu pai.

-  Você quer que eu vá para a cama para usar o computador no meu lugar.

-  Não me provoque. Você sabe que não é isso. Eu não tenho tempo para ficar no computador.  

-  ...

- Vamos. Peça desculpas agora mesmo. 

- Não peço.

- Menina teimosa. Peça desculpas, senão boto de castigo: você vai ficar um mês sem acessar essa porcaria de computador.

- ...

- Vamos, peça desculpas. Estou esperando.

- Papai?

- O que é?

- Ah, tá bom. Desculpa, vai?

- Está desculpada. Agora, já para a cama.

- Papai?

- O que você ainda quer?

- Posso ficar mais um pouco no computador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário