segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Padre Paraíso: Ex-prefeito Saulo Aparecido é impugnado pela Justiça Eleitoral


Saulo Aparecido teve todas as suas prestações de contas reprovadas pela Câmara de Vereadores, o que o deixou inelegível

O Juiz Eleitoral da Comarca de Araçuaí, Eduardo Monção Nascimento, decidiu, no dia 01.08.2012, pela impugnação da candidatura do ex-prefeito de Padre Paraíso, Saulo Aparecido Oliveira Pinto (PTB), nas eleições de outubro de 2012.

Saulo, que foi prefeito do município, no Médio Vale do Jequitinhonha de 2005 a 2008, teve todas suas contas reprovadas pela Câmara de Vereadores.

Duas dessas contas também foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) devido a irregularidades na prestação de contas de convênios com a União.

Como a lei da Ficha Limpa impede candidatos com contas reprovadas a participarem do processo eleitoral, o ex-prefeito entrou com pedido de anulação da decisão da Câmara, na tentativa de garantir sua candidatura.

Saulo Oliveira contestou a decisão dos vereadores, alegando que não teve direito de defesa durante análise das contas e que não foi cientificado da instauração do processo de julgamento. Disse ainda que foi apenas notificado para apresentar documentos e provas contraditórias às irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A Câmara dos Vereadores foi citada e alegou que o ex-prefeito não teve nenhum direito de defesa negado e que o mesmo compareceu em todos os atos do processo, apresentando as provas de sua citação.

"Não houve violação à sua defesa. Ele teve plena ciência do processo de análise das contas, tendo inclusive se manifestado nele diversas vezes. O autor criou uma situação de risco que não existia, onde a presente ação judicial com deferimento da liminar serviria apenas para sua participação nas eleições, gerando tumulto no processo eleitoral” argumentou o Juiz Eduardo Nascimento, indeferindo o pedido de tutela solicitado pelo ex-prefeito.

O pedido de impugnação do registro do candidato foi feito pela Coligação liderada pelo DEM que tem como candidata, Gicele Ferreira Dutra, apoiada pelo atual prefeito Fabrício de Miquinho.

Ex-prefeito vai recorrer
 Ex-prefeito Saulo Oliveira é candidato pela coligação da oposição composta pelo PTB/PT/PMDB/PDT/PPS/PSL que concorre com  47 candidatos a vereador.
Ele pretende recorrer e manter a candidatura em campanha.

Nas eleições de 2008, Saulo tentou a reeleição e perdeu para Fabrício de Miquinho. Saulo obteve 4.408 votos. Fabrício obteve 5.310 votos, com difereça de 902 votos.

Em 2004, Saulo obteve a vitória com 5.179 votos contra 3.971 votos obtidos por Silvio Viana, candidato apoiado pelo ex-prefeito Miquinho.

Mais informações aqui:
http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/abrirTelaPesquisaCandidatosPorUF.action?siglaUFSelecionada=MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário