quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Acordo entre candidatos proíbe poluição visual no Norte de Minas


Acordo firmado pelos candidatos na Justiça Eleitoral e no Ministério Público Eleitoral prevê que os concorrentes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de Janaúba têm que obedecer a uma série de restrições para fazer campanha.

Foto: divulgaçãoAcordo entre candidatos proíbe poluição visual no Norte de Minas
Além de Janáuba (foto), as regras valem também em dois municípios da comarca: Nova Porteirinha, separado de Janaúba pelo Rio Gorutuba; e Verdelândia, distante
Imagine uma campanha política em que os candidatos têm que se concentrar na apresentação de propostas para o eleitor, sem poluição visual causada pela propaganda em muros e faixas, sem carreatas para atrapalhar o trânsito e sem os barulhentos carros de som, que incomodam qualquer cidadão.

Pois a campanha dos sonhos existe.

Ela acontece em Janaúba, de 75 mil habitantes, a 577 quilômetros de Belo Horizonte, no Norte de Minas.

Acordo firmado pelos candidatos na Justiça Eleitoral e no Ministério Público Eleitoral prevê que os concorrentes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de Janaúba têm que obedecer a uma série de restrições para fazer campanha.

Não podem fazer propagandas em muros ou faixas nas ruas.

Carreatas e foguetórios também estão proibidos, assim como a circulação de carros de som com os jingles dos candidatos.

Os carros podem rodar para anunciar reuniões, mas somente nos bairros dos encontros e nas datas dos eventos.


Os candidatos que descumprirem as normas estarão sujeitos a uma multa de R$ 5 mil, que serão destinados a entidades filantrópicas da cidade.

A fiscalização fica por conta dos próprios candidatos e partidos.

Mas qualquer eleitor pode encaminhar denúncias ao Ministério Público e a Justiça Eleitoral.

Disputam as eleições em Janaúba três candidatos: o atual prefeito José Benedito Nunes (PT), que concorre à reeleição; o ex-prefeito Ivonei Abade (PSDB) e o empresário Yuji Yamada (PRP).
Foram registradas 152 candidaturas à Câmara Municipal, que passa a ter 15 cadeiras na próxima legislatura – atualmente são 10.


“Com as medidas adotadas, a campanha torna-se mais organizada e mais objetiva. Vão prevalecer aqueles candidatos que tiverem mais poder de argumentação e de convencimento, evidentemente com boas propostas”, avalia o juiz eleitoral de Janaúba, Eliseu Silva Leite Fonseca, que, ao lado do promotor Marisson Maurício Mendes, é responsável pelo acordo firmado com os candidatos.

As regras valem também em dois municípios da comarca: Nova Porteirinha, separado de Janaúba pelo Rio Gorutuba; e Verdelândia, distante 30 quilômetros da cidade.


Com as restrições, além dos adesivos (plotagem) em veículos, a propaganda para a divulgação das candidaturas somente pode ser feita por banners e cavaletes, que devem ser postos em locais determinados.

Desta forma, os concorrentes são obrigados a investir no corpo a corpo e nas reuniões para levar suas mensagens aos eleitores. “Com a homologação do acordo teremos também uma redução de custos para os candidatos”, observa Eliseu Silva Leite, ressaltando que as medidas também contribuem para a preservação do meio ambiente, eliminando a poluição sonora e visual.

DOIS LADOS

Ivonei Abade, que administrou o município por dois mandatos (2001 a 2008), disse que desde os pleitos anteriores já era favorável às restrições para a campanha eleitoral. “A proibição de carreatas, por exemplo, diminui as chances de insultos e desavenças entre eleitores e acaba com o consumo excessivo de combustível, reduzindo os custos da campanha”, afirma Ivonei.

Yuji Yamada reclama, no entanto, que a proibição de carros de som nas ruas e das carreatas acabou sendo desfavorável para ele pelo fato de ser um estreante na política e de necessitar de investir mais na propaganda para se tornar mais conhecido pelos eleitores. “Mesmo assim, concordei com as medidas para que tenhamos uma campanha limpa”, disse Yamada.

Por outro lado, lembra que leva uma vantagem em relação aos seus adversários: os cerca de 2 mil empregados (diretos e indiretos) da fruticultura Brasnica, de sua propriedade. “Acredito que os colabores da empresa vão ajudar na divulgação da minha candidatura e rapidinho meu nome vai se tornar conhecido em todos os bairros de Janaúba”, opina o empresário.
A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o atual prefeito da cidade, José Benedito Nunes.
Fonte: Luiz Ribeiro, no Estado de Minas, em 30.07.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário