segunda-feira, 9 de abril de 2012

UFVJM realiza evento de integração do ensino, pesquisa e extensão


UFVJM realiza I Semana de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão


A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) irá realizar, de 15 a 18 de maio, no Campus JK, situado em Diamantina (MG), a I Semana da Integração. 

Este evento foi concebido para integrar a XIV Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica com a IV Mostra de Pós-Graduação, com o IV Simpósio de Extensão, com a I Mostra de Ensino e com a XV Semana de Enfermagem. Diamantina está localizada no Vale Jequitinhonha, mesoregião de vários matizes culturais, mas que anseia por desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. 

A criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas trouxe novas perspectivas para essa mesoregião. O corpo docente dos 32 cursos de graduação e 10 de pós-graduação da UFVJM é formado por doutores e mestres qualificados pelas mais conceituadas Universidades Brasileiras e do Exterior, que orientam estudantes de iniciação científica e de pós-graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão que buscam suprir demandas e otimizar potencialidades do Vale, de Minas Gerais e do Brasil.

Com a chegada desses profissionais, foi notório o crescimento dos investimentos em Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UFVJM. Esses setores, unidos, injetaram nos últimos seis anos, aproximadamente 20 milhões de reais provenientes de projetos de graduação, pesquisa e extensão aprovados em agências de fomento e iniciativa privada. 

Nesse contexto as pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão realizam ações em conjunto para integrar a formação profissional e cidadã de seus discentes com a geração e divulgação do conhecimento e com a solidariedade e responsabilidade social, com foco na realidade dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. 

A I Semana de Integração da UFVJM objetiva apresentar a comunidade acadêmica suas realizações nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A importância da Semana é despertar entre os estudantes o pensamento científico, inovador e extensionista, bem como estimulá-lo à prática investigativa com vistas à resolução dos problemas que nos cercam. Em tempos de inovação, na era da informação e da busca continuada de melhoria da qualidade de vida, a I Semana de Integração tem como temas principais o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Internacionalização, abordados frentes aos grandes paradigmas atuais.

A I Semana de Integração está programada para que as palestras temáticas e específicas e os minicursos ocorram entremeadas com a apresentação de trabalhos científicos, tecnológicos e de extensão, nas formas de painel e oral, por discentes de graduação e pós-graduação da comunidade acadêmica e por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras instituições do Brasil. 

Esta forma de organização possibilitará aos participantes assistir palestras e minicursos e apresentar ou conhecer os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão conduzidos na UFVJM.

Leia mais no site: sintegra.ufvjm.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário