quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dilma tem 77% de aprovação popular, mas governabilidade depende de aliados


Os 77% de aprovação de Dilma

Temo que os 77% de brasileiros que aprovam o governo Dilma, segundo o CNI/IBOPE, estimule a rota de colisão e estilo autocrático do governo federal. Melhor seria que o governo compreendesse que o apoio popular é apenas um elemento da governabilidade no Brasil. 
O fato é que a aprovação popular ao estilo Dilma cresce. A rodada de dezembro indicava apoio popular de 72% da população. O consumo continua sendo a âncora principal desta popularidade, somado ao índice recorde de desemprego. Há, ainda, o aplauso da grande imprensa ao estilo Indiana Jones de enfrentamento dos desvios do mundo político. Assim, cria-se a onda que soma a herança do governo Lula ao aplauso de quem nunca elogiou o estilo negociador do ex-presidente. 
Este aplauso inusitado deixaria o governo em situação confortável caso a Constituição Federal fosse outra. Mas como ela dá muitos poderes ao Congresso Nacional, o divórcio entre opinião pública e dia a dia da gestão política obriga o governo a estar atado aos laços de lealdade com o parlamento e, por extensão, lideranças partidárias. É um jogo mesquinho, mas este é o jogo. 
Dilma, sem dúvida, consegue criar uma imagem de autenticidade porque arrisca justamente perder apoio por agir de maneira que considera justa. Além disto, não faz propaganda pessoal, fala de maneira burocrática, está anos luz do estilo fácil e verborrágico ou mesmo professoral dos últimos dois presidentes, o que cria empatia imediata com o homem comum, destituído de poder e longe das rodas de negociação política. O problema é justamente este: esta opinião das ruas não afeta as relações da elite política do país. 
Interessante que os entrevistados lembraram espontaneamente dos temas que o governo tratou no último período: programas sociais voltados para mulheres, as viagens da Presidente e a política ambiental, todas aprovadas pelos cidadãos pesquisados.  
Os temas que mereceram críticas foram: impostos (65% desaprovam), saúde (63%) e segurança pública (61%). Já 60% dos entrevistados consideram o atual governo igual ao do ex-presidente Lula.
Publicado  por Rudá Ricci no seu Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário