sábado, 28 de abril de 2012

Padre Paraíso: Teatro de Bonecos se apresenta na Feira Livre


Teatro de Bonecos, Mamulengo
Projeto de teatro de bonecos estréia espetáculo 

na Feira Livre de Padre Paraíso

Neste sábado, 28 de abrilPadre Paraíso, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, recebe o espetáculo Aqui você não entra, uma montagem de teatro de bonecos mamulengos, realizada pela Murion Cia de Teatro.

O evento é aberto ao público e será realizado na Feira Livre da cidade.

A apresentação, que faz parte do projeto Teatro de Bonecos, Mamulengo, elaborado pelos jovens integrantes do coletivo Murion em parceria com o Polos de Cidadania da Faculdade de Direito, promete entreter, divertir e, ao mesmo tempo, tratar de um assunto sério, o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes na região do Vale

O texto da obra Aqui você não entra foi elaborado pelo professor Fernando Limoeiro a partir de relatos, feitos pelos jovens da Murion, de situações que ocorreram na cidade de Padre Paraíso. O objetivo é reafirmar o compromisso social dos atores e do coletivo na busca por soluções para os problemas da comunidade da cidade. Esse desafio decorreu do Projeto Juventude em Alertas, desenvolvido com o apoio da ONG alemã KNH, cujo foco principal é o combate ao ciclo de exploração sexual de crianças e adolescentes na região do Vale do Jequitinhonha.


Murion Cia de Teatro
O coletivo teatral Murion Cia de Teatro surgiu em setembro de 2006 e é resultado de uma iniciativa do projeto Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito da UFMG e do projetoJuventude em Alertas de Padre Paraíso. O grupo foi montado visando criar oportunidades de vivência cultural e artísticas para jovens da comunidade do bairro Bela Vista da cidade de Padre Paraíso.

O nome "Murion" refere-se a um popular cristal marrom (quartzo fumê) muito encontrado na região da cidade. Além disso, o murion carrega significados como amizade, superação de obstáculos, equilíbrio orgânico e psicológico, que podem ser associados ao grupo. Os gregos afirmavam que o murion era a "pedra amadurecida dos montes", algo que pode ser comparado ao processo contínuo de amadurecimento cultural e artístico da companhia de teatro.

Ao longo de sua existência a Murion Cia de Teatro montou vários espetáculos. Exemplos são o recital Tipos Urbanos - uma livre adaptação de poemas de vários poetas brasileiros numa dramaturgia que revelava as vissitudes humanas no universo das angustiante cidades contemporâneas; o esquete (pequena peça dramática) educativo A saúde da família Silva está em perigo, que propunha discutir com a população a situação da saúde pública no contexto da desestruturação econômica das famílias da região e do poder da televisão como instrumento de formatação da cultura de consumo; o espetáculo Um pouquinho do Brasil, o qual incluía teatro, dança e atividades circenses; o recital Caixa Mágica de Surpresa, que propunha revelar, através da poesia brasileira e do cancioneiro popular do Vale, a saga do povo da região obrigado a migrar em busca de melhores condições de vida que nem sempre são alcançadas nas grandes cidades do Brasil; e demais projetos artísticos até chegar às oficinas de outubro de 2011, que trabalhou a técnica de bonecos de luva, mamulengo, e o conhecimento da estética desse brinquedo, pelo professor Limoeiro.
Fonte: ufmg.br/polojequitinhonha/mamulengo.padre.paraíso

Nenhum comentário:

Postar um comentário