quarta-feira, 25 de abril de 2012

DATALULA


DATALULA

O Datafolha está virando anticlímax para a oposição ao lulismo. A cada pesquisa, uma nova pá de cal. As dificuldades aumentam porque abrem um fosso entre a nacionalização do lulismo e acantonamento da oposição. Dilma, mesmo com dificuldades na Corte, vai nadando de braçada até a entrada do Pré-Sal, em maio do próximo ano. Aí, dificilmente terá para alguém. O que projeta a possibilidade real de reeleição e joga Aécio Neves numa grande dúvida. 

Em Minas Gerais, muitos jornalistas já se perguntam se Aécio voltará para o Estado, disputando o governo estadual. Aécio não quer, mas a hipótese vai se esboçando como razoável na medida em que as pesquisas se tornam quase desmoralizantes para a oposição.
O que pode abater a escalada lulista é a queda de consumo interno. É quase improvável outro fator desestabilizante. Nem mesmo casos de corrupção, já que corroem todo sistema partidário (e praticamente todo Estado tupiniquim) até a medula.
Se estou certo, as eleições de outubro se tornam, para o lulismo, apenas um jogo de quebra-cabeças para encurtar a distância entre o governismo e o queremismo, sina da política brasileira.

Publicado pelo cientista político Rudá Ricci, no seu Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário