terça-feira, 10 de abril de 2012

Eleições em Diamantina: candidatos pra todo gosto

Diamantina tem 8 pré-candidatos a prefeito 
O quadro político-eleitoral em Diamantina está numa confusão danada! 
Tem muito candidato se colocando no páreo. Porém, percebe-se que boa parte lança seu nome para pleitear uma vaga de vice de alguém numa futura composição. 
Quem está gostando muito disso é o atual Prefeito, Padre Gê do PMDB, pois vê a oposição totalmente dividida.

Em 2004, foram 3 candidatos. Em 2008, também foram três.
Neste ano, o quadro deve afunilar até a época das convenções, mas aponta para 4 ou até 8 candidatos.
Mas uma coisa é certa: PSDB, PTB , PMDB e PT dizem que não abrem mão da cabeça da chapa majoritária.

Quem seriam então os possíveis candidatos de Diamantina que ora se apresentam?

Padre Gê-PMDB/PMN, atual prefeito; Paulo Célio ou Mireile do PSDB/DEM; Ragosino PTC/PTN;  Gustavinho do PP/PRTB; Fred do PTB/PSD/PSC;  Miguel Pavie do PT; Dr. Miguel Pontes, atual vice-prefeito, do PRB/PPS e Liliana Antunes do PSB.

A oposição cresce em críticas à administração do Padre Gê. A principal é que ele se elegeu prometendo renovação, contra os caciques tradicionais da cidade. Mas realizou poucas reformas administrativas propostas, pois a Câmara Municipal vem travando seus projetos. Um eles, o mais polêmico, que criava sub-prefeituras nos bairros e distritos. A Câmara acusou o projeto de ser cabide de empregos para aliados, que seriam naturais cabos eleitorais do prefeito. 
No Poder Legislativo, atualmente com 9 vereadores e que passará a contar com 13 cadeiras na próxima legislatura, o prefeito tem apenas 2 vereadores.

O vereador Cícero da Universidade, do PC do B, partido aliado até então, inclusive ocupando a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, além de uma diretoria na Secretaria de Esportes e Lazer, pediu uma CPI acusando o Padre Gê de cometer irregularidades na sua administração. Ele aponta 45 irregularidades que vai explicitar no decorrer da CPI. 

Padre Gê, do PMDB/PCdoB/PMN, se encontra desgastado por boa parte do eleitorado por ter frustrado a esperança de mudança radical na administração. Outra crítica é a de que o prefeito trouxe muitos auxiliares, Secretários até, de fora da cidade, não privilegiando os aliados da sua eleição, além de manter pessoas ligados ao ex-prefeito Gustavinho em cargos importantes na prefeitura. 
Ele pode cair na Ficha Limpa devido a 3 processos contra ele quando foi prefeito de Três Marias.
A CPI também poderá lhe dar dor de cabeça. Até mesmo o afastamento do cargo.

Oposição tem 7 pré-candidatos 

Dr. Paulo Célio, do PSDB/DEM, é médico do Hospital Nossa Senhora da Saúde e se candidata a prefeito. Em 2008, ele obteve 9.388 votos, perdendo para o Padre Gê, que obteve 10.003 votos. Paulo Célio já foi vice-prefeito e se candidatou várias vezes a prefeito. Seu nome foi escolhido numa acalorada pré-convenção do partido, realizada em janeiro deste ano, quando derrotou novamente a ex-reitora da UFVJM,  Profª Mireile São Geraldo. A professora havia disputado e perdido a convenção que escolheu Dr. Paulo nas eleições de 2008. Há rumores que ela disputará novamente a convenção oficial do partido que se realizará provavelmente em junho. A pré-convenção não tem valor legal para o TRE.

Gustavinho, do PP, foi prefeito de 2001 a 2008, depois de várias gestões como Chefe de Gabinete do lendário prefeito já falecido, Dr. Jo Antunes. Em 2004, ele ganhou de Iraval-PMDB, falecido no ano passado, e de Ragosino-PTN. Ele não se junta de jeito nenhum com o grupo de Paulo Célio. Porém, caso a Profª Mireile passe na convenção oficial do PSDB, ele pode abrir mão da cabeça de chapa e apoiá-la numa composição. Mireile apoiou o candidato Adauto, lançado por Gustavinho em 2008. Gustavinho também pode ser impedido pela lei da Ficha Limpa.

Ragosino, do PTN/PTC é radialista . É um eterno candidato: seja a prefeito ou a deputado estadual. Mudou-se da cidade, mas tem uma rádio AM poderosíssima. É duramente críticado pela população por sempre aparecer em época de eleições.

O português nascido em Coimbra Dr. Miguel Pontes, atualmente no PRB, atual vice-prefeito, cargo que já ocupou antes quando Gustavinho foi prefeito, além de ter sido vereador, rachou com a administração municipal e se lançou candidato a prefeito.

Miguel Pavie, do PT, é um pequeno comerciante, foi um dos coordenadores da campanha a prefeito do candidato de Gustavinho, o Adauto do PP, nas eleições de 2008. Não possui tradição na política local. Era filiado ao PFL - atual DEM- até 2008 e vem fazendo filiações em massa, que tornaram o PT hoje o partido com maior número de filiados na cidade. Tem apoio do Deputado Federal e presidente do PT-MG, Reginaldo Lopes. Vale lembrar que nas últimas eleições, o PT não apoiou ninguém e nem lançou candidatura para prefeito e nem a vereadores. Foi a consequência de disputas internas de grupos que se dividiram entre apoiar Padre Gê e Adaulto. O PT nunca fez sequer um vereador na cidade.

Liliana Antunes, farmacêutica, do PSB, é filha de João Antunes, ex-prefeito por 4 vezes.Já foi secretária de saúde e conta com o espólio eleitoral do pai, que já foi retalhado entre outros aliados como Gustavinho, Fred e Paulo Célio. Vem encontrando dificuldades em firmar sua candidatura, por falta de apoio para alianças.

Fred, veterinário e empresário, é do PTB/PSD/PSC, filho do tradicional líder político Leandro Costa e ligado ao deputado federal Eduardo Azeredo do PSDB. Seu discurso se pauta na sua juventude e na renovação da política local. Porém, encontra dificuldades em manter tal discurso devido aos grupos políticos tradicionais que o apoiam.

Esta disputa deve se concentrar em torno de 3 candidaturas já postas: Padre Gê, Paulo Célio e Gustavinho. Ragosino e Dr. Miguel Pontes (caso leve a decisão de concorrer à frente) são opções que podem surpreender e entrar também no páreo. As outras candidaturas vão tirar votos dos descontentes com a gestão local, porém podem facilitar o caminho da reeleição do Padre Gê.
Ou não!

2 comentários:

Fernando Oliveira disse...

Olá Banu.
O texto supra foi redigido pelo Sr. ou por alguma fonte sua daqui de Diamantina? Eu redigiria um muito melhor e bem formatado! Inclusive com informações reais. Ah, aproveite para consertar algumas coisas aí, por exemplo o nome da pré-candidata do PSB, que é LilianA e não LilianE!

Álbano Silveira Machado disse...

Fernando,
faça a sua análise da conjuntura político-eleitoral de Diamantina, assine embaixo, identificando-se, é claro, que publicarei, com o maior prazer.
Se as informações não são reais, mande as suas então. Com certeza, quem não concordar com a sua visão política também achará que há irrealidade ali.
Obrigado pela correção. Foi um erro de digitação o nome da filha do Dr. João Antunes, irmã do jornalista Américo Antunes. Conheço bem a família.
Você conseguiu observar somente este erro de A em vez de E?
Se não fosse real, não seria publicado num dos principais Blogs de Diamantina, o Passadiço Virtual, do professor Fernando Gripp.

Postar um comentário