sexta-feira, 20 de abril de 2012

Após dois anos, DER faz manutenção em estrada de Araçuaí a Novo Cruzeiro

Manutenção da estrada Araçuaí-Novo Cruzeiro fica pronta em maio, diz DER

Após 2 anos sem nenhuma manutenção, a recuperação do trecho da estrada estadual, antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas, deverá ficar pronta até maio.

Foto: Sérgio Vasconcelos Manutenção da estrada Araçuai-Novo Cruzeiro fica pronta em maio-diz DER
O trecho, de 91 km , é o mais longo sob a responsabilidade do DER. Ele era o antigo leito da estrada de Ferro Bahia-Minas, que ligava Minas ao Mar.
Após 2 anos sem nenhuma manutenção, a recuperação do trecho da estrada estadual que liga os municípios de Araçuai a Novo Cruzeiro, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, deverá ficar pronta até maio.
 
É o que garante o engenheiro-chefe da 22ª Regional do DER em Araçuai, Marco Antonio de Lima.
 
O trecho, de 91 km , é  o mais longo sob a responsabilidade do DER. Ele  era o antigo leito da estrada de Ferro Bahia-Minas, que ligava Minas ao Mar.
 
Desde março, a empresa EFERCO, contratada pelo DER, está realizando trabalhos de recuperação e melhorias no seu pavimento.
 
A estrada, que estava em péssimas  condições , com buracos por toda sua extensão e trechos quase impossíveis de tráfego, está agora com mais da metade dos seus 91 km em boas condições de uso,aumentando a segurança dos motoristas e das comunidades no entorno da obra, como o povoado de Alfredo Graça e o distrito de Engenheiro Schnoor, pertencentes à Araçuai.

As obras de recuperação do trecho entre Engenheiro Schnoor e Novo Cruzeiro começam ainda esta semana.

 Estão sendo utilizados, dois patrol, três caminhões basculantes, dois caminhões pipa uma pá carregadeira e 15 operários.

Mais  da metade do movimento  naquele trecho é de caminhões que escoam a produção agrícola da região,  ônibus escolares, carros e motos particulares das comunidades rurais.

 A empresa Rio Doce faz a linha Araçuai-Novo Cruzeiro, uma vez por dia.

 A viagem que dura em média 2 horas, estava levando mais de três devido à má conservação da estrada.

Muitos caminhões de fretes, que levam  mercadorias para as localidades de Ladainha, Lufa, e pequenas comunidades rurais ao longo do trecho da estrada estavam evitando a viagem. " Agora está bom demais, porque quando chovia era impossível passar por aqui e no periodo da seca os buracos dominavam o pedaço" revelou o motorista de caminhão Francisco Ramos de Paiva.
Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário