terça-feira, 17 de abril de 2012

Produção de móveis de eucalipto destaca Turmalina


Turmalina se destaca na produção de móveis

Mas hoje tem outras riquezas, uma delas é o eucalipto. E não é difícil entender o por quê. O município tem grandes extensões de florestas da planta. Potencial que é explorado no setor de móveis. 

O empresário Ismael Rocha, está no ramo há 10 anos, produz somente por encomenda. Para ele o eucalipto é ideal para fabricar móveis de qualidade elevada e o que sai daqui é vendido para todo o estado e para São Paulo. A falta de madeira nativa na região foi o que impulsionou os moveleiros a buscarem novas alternativas, como o eucalipto usado aqui é plantado em áreas reflorestamento/ o produto final leva o título de ecologicamente correto. 

O potencial é grande, mas segundo o presidente do sindicato o setor ainda precisa de alguns ajustes para aumentar a competitividade. Segundo o presidente do Sindmóvel José Antônio Pereira, para atender a demanda por mão de obra qualificada. Desde o ano passado foi instalada na cidade uma unidade do Senai para oferecer cursos profissionalizantes. Atualmente 50 alunos participam da segunda turma do curso de marcenaria. O marceneiro Júnior Lopes Rocha formou-se na primeira turma. 

O profissional que antes ocupava somente uma função hoje se sente seguro para fazer outros trabalhos dentro da fábrica em que trabalha, aos 19 anos quer continuar em Turmalina e faz planos para o futuro. 

Desde o início das atividades o setor moveleiro na cidade se estabilizou e já dá indícios de crescimento e produtividade elevada, uma nova preciosidade que é lapidada pelas máquinas e mãos de um povo que promove turmalina pelo país, graças à qualidade dos móveis que produz. (Fonte: Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário