sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Anastasia lança Plano de Desenvolvimento Integrado 2011-2030

Anastasia lança Plano de Desenvolvimento Integrado 2011-2030
Plano cita 31 projetos estruturadores. Jequitinhonha não é lembrado
O governador Anastasia lançou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), nesta quinta-feira, 04.07. “Todos nós sabemos que sem planejamento não há futuro e o poder público precisa, portanto, investir muito nesse planejamento”, ressalta Antonio Anastasia.

O PMDI 2011-2030 é a terceira geração do choque de gestão e coordena 31 grandes projetos estruturadores do governo. “Nós temos como grandes metas superar a pobreza, diminuir as desigualdades regionais, melhorar os níveis da instrução da educação, melhorar o atendimento à saúde, aprimorar os índices de combate à violência, além de uma meta nova muito importante para nós mineiros que é a questão do combate às drogas”, acrescenta Anastasia.

Redes de Desenvolvimento Integrado
Para o governador, tudo se concentra na Gestão para Cidadania, que prevê a participação da população de todas as regiões do Estado no planejamento das ações do governo. Segundo ele, “é importantíssimo que nós possamos sentir que a maioria das políticas públicas, dos serviços públicos, só terá sucesso quando cada cidadão, cada vez mais for participante ativo desse processo, quando ele for protagonista”.

Assim, o PMDI 2011-2030 incorpora quatro novos atributos à sua visão de futuro – Tornar Minas o melhor lugar para se Viver – com prosperidade, qualidade de vida, sustentabilidade e cidadania. Ele inova ao implantar a estratégia regionalizada e estimula a participação da sociedade civil na priorização dessas estratégias, além da inserção de indicadores de curto e médio prazo, o que facilita ainda mais o monitoramento dos programas.

O plano estabelece, ainda, 10 desafios de longo prazo para o desenvolvimento de Minas Gerais, como:
1 - reduzir a pobreza e as desigualdades;
2 - aumentar o nível de emprego, garantir moradia;
3- diversificar a economia;
4- e estimular a inovação;
5 - viver melhor e com mais saúde;
6 - transformar a sociedade pela educação e cultura,
7 - aumentar a segurança;
8 - garantir a sustentabilidade dos recursos ambientais,
9 - ampliar e modernizar a infraestrutura e
10 - fomentar a participação cidadã.

A estratégia definida pelo governo mineiro para os próximos 20 anos estabelece 11 Redes de Desenvolvimento Integrado, criadas com o objetivo de ampliar a cooperação entre agentes e instituições públicas e privadas em torno dos novos desafios. E, organizados pelas redes de desenvolvimento se encontram os Programas Estruturadores desdobrando a estratégia em ações concretas para a sociedade.

"É a chamada 'gestão para a cidadania', o estado em rede", afirmou Anastasia. Como exemplo, o governador citou projeto piloto na região do Rio Doce e do Norte de Minas, que conta com a participação de entidades da sociedade civil, entidades empresariais, trabalhadores e universidade.

Metas do PMDI
Para cada uma das redes, o plano apresenta metas, que são desdobradas em objetivos, estratégias e indicadores de desempenho para 2012, 2022 e 2030.

Na Rede de Educação e Desenvolvimento Humano, por exemplo, uma das metas sugeridas é elevar o percentual de alunos do 3º ano do ensino fundamental, com bom nível de leitura, dos atuais 86,2% (2010) para 97% em 2015 e 99% em 2030.

Na Rede de Defesa e Segurança, uma das metas propostas é reduzir a taxa de crimes violentos (por 100 mil habitantes) de 296,1 (2010) para 161 em 2030.

Outro resultado, previsto na Rede de Desenvolvimento Social e Proteção, é zerar a proporção de indigentes no Estado, hoje em 4,6% (2010).

Jequitinhonha esquecido
A entrevista do Governador Anastasia cita várias regiões. Quando fala de regiões pauperizadas e que serão valorizadas cita nominalmente o norte de Minas, o Rio Doce e o Mucuri.

O Vale do Jequitinhonha foi esquecido no projeto e na fala do Governador.
Mas isto não é novidade. Quando o Governo de Minas quer se referir ao Jequitinhonha ele fala em Grande Norte.


Mas o Vale não é norte, Governador. Somos a parte nordeste de Minas, com pouquíssima infra-estrutura, com baixo IDH, com baixos investimentos governamentais, seja estadual , seja federal.

Temos as maiores riquezas minerais do país. Uma grande jazida de minério de ferro será explorada aqui no nosso subsolo. Esperamos que o povo do Vale tenha oportunidade de usufruir desta riqueza, não somente as grandes empresas nacionais e estrangeiras.

O Brasil tem a maior reserva mineral de níobio, necessário para várias tecnologias de ponta. Ela se concentra em Minas e está no Vale sua principal presença.

O Vale da riqueza já é reconhecido na cultura.
Mostrará a sua cara também na economia!
Só precisa de uma oportunidade.
O povo fará a sua parte!

Leia mais sobre o PMDI, clicando aqui pmdi.2011.2030

Nenhum comentário:

Postar um comentário