terça-feira, 5 de julho de 2011

II Encontro Mineiro de Educação do Campo terá presença massiva das EFAs do Vale

II Encontro Mineiro de Educação do Campo terá presença massiva do Vale
As Escolas Famílias Agrícola do Jequitinhonha têm experiências exitosas para mostrar

O II Encontro Mineiro de Educação do Campo – EMEC será realizado de 13 a 15 de julho, na Faculdade de Educação – FaE/UFMG, em Belo Horizonte.


O evento é uma iniciativa do Programa de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Sustentabilidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – EduCampo-UFMG.



A organização convida a todos para participarem deste evento, que tem como sentido refletir sobre as questões que envolvem da formação à pesquisa, assim como as relações construídas com os movimentos sociais na luta por um educação do campo em Minas Gerais.



O tema básico é: Educação no/do Campo em Minas Gerais: que campo é esse?


Alunos da Escola Família Agrícola de Tabocal, em São Francisco, norte de Minas


O evento será composto por mesas redondas, apresentações de trabalhos e pôsteres.


Desafio para a Educação do Campo em Minas Gerais
Minas Gerais é um dos estados pioneiros na luta por educação de qualidade para os povos do campo.



As evidências das condições sobre a educação do/no campo, especialmente em Minas Gerais, têm sido evidenciadas pelas lutas, sobretudo dos movimentos sociais populares do campo. Esses movimentos, a partir dessas ações, ganham visibilidade na arena política ao participar ativamente das disputas que envolvem a luta e a conquista pela terra, o fortalecimento da agricultura familiar e a garantia e ampliação do direito à vida no campo com dignidade.


Turma da Escola Família Agrícola Bontempo, em Itaobim

Assim, afirmam-se enquanto sujeitos coletivos de direito e de produção de novas sociabilidades, entre os quais se encontra o direito à educação.



A vitalidade dessa ação coletiva tem feito com que os estudos e pesquisas sobre a educação do campo assumam uma proporção cada vez mais ampliada no âmbito das pesquisas em ciências humanas e sociais, articulada à outras áreas de conhecimento em Minas Gerais.

Público-alvo:
*Pesquisadores que desenvolvem estudos com a temática Educação do Campo em Minas Gerais;
*Estudantes de Licenciatura em Educação do Campo, Pedagogia do Campo e demais cursos de graduação desenvolvidos em Minas Gerais;*Gestores, professores e técnicos de organizações governamentais e não governamentais com atividades que se articulam com projetos educativos escolares e não escolares em Minas Gerais;
*Integrantes de Movimentos Sociais e Sindicais envolvidos com a temática.


EFAs do Vale estarão presentes

As Escolas Família Agrícola do Vale, pioneiras em Minas, estarão presentes com suas experiências exitosas. Espalhadas, principalmente por municípios do Médio Jequitinhonha, seus educadores, os estudantes e seus pais agricultores familiares têm muito o que contar.


Outras informações e inscrições:
http://www.lfti.com.br/EMEC/encontro.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário