quarta-feira, 17 de julho de 2013

Francisco Badaró realiza sua Festa do Rosário com muita fé, reza, congada e shows musicais

Festa do Rosário dos Homens Pretos de Sucuriú é uma das mais tradicionais do Vale do Jequitinhonha

 A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sucuriú acontece sempre no terceiro domingo de julho, de acordo com o Estatuto da Irmandade do Rosário, na cidade de Francisco Badaró, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

A festa do Rosário dos Homens Pretos de Sucuriú é a maior festa religiosa do município até hoje. É uma manifestação de louvor e alegria a Nossa Senhora. É a maior expressão viva da força e da luta dos escravos e de todo povo badaroense. Ela se caracteriza em apresentar um cortejo, composto pela rainha e rei, damas e outros grupos de destaque. Que seguem ao som dos tambores com músicas tipicamente africanas e do Grêmio Lítero Musical Sete de Setembro. 


A festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sucuriú, em razão do 'Compromisso' da Irmandade, nunca deixou de ser realizada. O compromisso da Irmandade do Rosário confeccionado em 1846, permaneceu em vigor, com alterações à evolução dos costumes até aproximadamente 1960. 
Antigamente, nas festas, tinha muita comida e doce de todos os tipos. Os fazendeiros davam leite, pinga galinha, porcos e bezerros para a festa. Davam também cargas de laranjas que eram utilizadas para fazer o 'vinho de laranja'. Vinham mulheres da zona rural para ajudar a preparar a comida, os doces e as bebidas.


Subida e descida do reinado é cabível em uma festa na qual há Rei e Rainha. Outros costumes folclóricos vêm da festa do Rosário feita por 'Chico Rei' na antiga Vila Rica; uma que é religiosidade histórica e folclore. Quando o Reinado passava em frente à casa de um irmão, fazia-se uma parada. Subiam pela Rua Costa Melo e desciam pela Rua do Rosário. 


Confira os videos:
  1. FRANCISCO BADARÓ MG FESTA DO ROSÁRIO - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=cGN_c90xHeY
    Apr 18, 2013 - Uploaded by Valdivino Rodrigues Luiz Rodrigues
    FRANCISCO BADARÓ MG FESTA DO ROSÁRIO ... 
    1. FRANCISCO BADARÓ MG FESTA DO ROSÁRIO 2010 - YouTube

      www.youtube.com/watch?v=T5v3uCPWeWc
      Apr 18, 2013 - Uploaded by Valdivino Rodrigues Luiz Rodrigues
      FRANCISCO BADARÓ MG FESTA DO ROSÁRIO 2010 ... 



Francisco Badaró,02/03/2013 - YouTube

www.youtube.com/watch?v=ODYsWvRDMF8
Mar 5, 2013 - Uploaded by Rafael Lopes
Francisco Badaró,02/03/2013 ... Published on Mar 5, 2013. oiiee siim (Y) ... Festa do Rosário de
O vestido da Rainha era enfeitado de ouro e as coroas eram de ouro puro. 

A Irmandade mostrava toda sua força vital para ocasião da festa. Era um dia importante para os homens pretos. Festa é sempre diferente da vida diária. É um espaço de liberdade numa vida de escravidão. No centro das festividades encontramos três elementos: Nossa Senhora do Rosário, reinado e os tambozeiros. 


Havia aqui em Sucuriú, uma imagem de Nossa Senhora do Rosário em madeira, com uma coroa enfeitada de pedras de ouro. Não foi trabalhada por aqui. Deve ter sido adquirida no comércio, quando da fundação da Irmandade (1846). Não se sabe, pois, quem a fez nem onde foi feita.


É opinião geral do povo que sem os tambozeiros não há festa. O barulho dos tambores e os cantos convidam o povo a ir à igreja e a louvar aos reis e a Nossa Senhora. É destaque na festa o mastro, o cortejo, a missa da festa, a descida do reinado, chás dos festeiros, apresentação de danças típicas, show cultural. 

Durante os nove dias de novena, Nossa Senhora é homenageada pelos fiéis que agradecem por sua intercessão. 


Neste ano, a festa acontece no período de 11 a 22 de julho de 2013.

Este texto está publicado no site www.franciscobadaro.mg.gov.br

Programação profana
A programação profana da Festa do Rosário acontece entre os dias 19 e 22 de julho. São muitos shows de bandas que tocam de tudo, principalmente o axé e sertanejo.

Na Praça da Matriz serão apresentados shows musicais, a partir das 23 horas, com uma grande estrutura de palco, som e iluminação.
Muitas bandas já conhecidas da região estarão presentes.
Porém, as maiores atrações são o Kuarto de Empregada e Guig Ghetto.
Além destas bandas, haverá apresentações de Mania de Toalha, Sambaê, Wesley Xaves e Flávio Douglas.

Um comentário:

Unknown disse...


O Senhor Manoel Antonio Ramos esta a procura de parentes, ele saiu de sua cidade natal que é Francisco Badaró, Estado de Minas Gerais no de 1968, onde deixou vários parentes seus, entre eles:

Seus Pais, Ana Ramos da Silva e José Antonio Ribeiro
Irmãos: Esmerinda Antonio Ramos, Antonia Ribeiro da Silva, Maria Antonio Ribeiro, Juscelina Antonio Ribeiro, Francisca Antonio Ribeiro e Antonio Ribeiro da Silva,

Segundo informações do Sr. Manoel eles residiam na localidade chama de “Cabeceira do Rio Sucuriú” na cidade de Francisco Badaró no Estado de Minas Gerais.

Hoje o Sr, Manoel esta morando na cidade de Bom Sucesso, norte do estado do Paraná.

Pedimos qualquer informação de parentes do mesmo que podem ser repassadas para:
Marcos Aurélio Mendonça,
Prefeitura Municipal de Bom Sucesso, PR,
Praça Paraná, 77 - CEP. 86.940.000
Bom Sucesso – PR.
Fone: 43 – 3442-1460 – Prefeitura
Celular e Whatsapp (43) 98814-6996 - Marcos
Email: marcosbsu@hotmail.com


Postar um comentário