sábado, 27 de julho de 2013

25 municípios do Vale do Jequitinhonha terão Atenção Integral à Saúde do Adolescente

Regional de Pedra Azul realiza capacitação para implantação do Programa


Com o objetivo de discutir e implantar a Caderneta de Saúde do Adolescente nos 25 municípios da região nordeste de Minas, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou no dia 24 de julho, uma capacitação com o tema "Caderneta de Saúde do Adolescente como Estratégia para a Atenção Integral", que contou com a participação da referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Geras, Adriana Almeida e das referências técnicas do Núcleo de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, Gabriela Brito e Marcelo Barbosa.

A Caderneta do Adolescente, que foi idealizada para apoiar a população de 10 a 16 anos, aborda assuntos do interesse dos jovens como direitos constitucionais, Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas de saúde, desenvolvimento corporal, saúde bucal, vacinação, violência sexual, afetividade, contracepção e sexualidade. "A Caderneta de Saúde do Adolescente destaca-se como uma das ações mais importantes no contexto da atenção integral à saúde de adolescentes de ambos os sexos. A Caderneta constitui instrumento de apoio para profissionais de saúde no atendimento a essa população e tem por objetivo favorecer o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e facilitar a abordagem para as ações educativas de promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças", disse Marcelo Barbosa.

A GRS Pedra Azul distribuirá 35 mil cadernetas para que os profissionais das Unidades Básicas de Saúde possam ter um instrumento para favorecer a interação e o vínculo de adolescentes com os serviços de saúde. As anotações, com o histórico de atendimento, facilitarão o acompanhamento das ações de promoção da saúde e de prevenção de agravos. 

O evento foi organizado pelo Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, coordenado por Kátia Pereira de Figueiredo Pinto, com a participação de Gabriela Brito e Marcelo Barbosa, em parceria com a Coordenadoria de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, representada por Adriana Alves de Almeida.

FONTE: Gerência Regional de Ssáude de  PEDRA AZUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário