quinta-feira, 25 de julho de 2013

Organização Mundial da Saúde apoia Programa Mais Médicos para o Brasil




ONU: OMS apóia o Mais Médicos

24 de Jul de 2013 | 17:28, no Blog Tijolaço
Os organismos internacionais de Saúde, ao contrário dos conselhos de medicina (assim mesmo, em minúsculas) brasileiros apóiam o programa “Mais Médicos”, que vai levar profissionais  para suprir as carências de pessoal  nas unidades básicas de saúde nas periferias e no interior.
Ontem, no site da ONU,  a Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde divulgaram o comunicado que reproduzo, abaixo:
“A Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde  no Brasil informou que está acompanhando do debates nacionais sobre como fortalecer a atenção básica e primária de saúde no Brasil. A OPAS/OMS vem trabalhando com atores nacionais para dar seus aportes e vê com entusiasmo o recente pronunciamento do Governo brasileiro sobre o Programa “Mais Médicos”.
Segundo a OPAS/OMS, essas últimas medidas guardam coerência com resoluções e recomendações da Organizaçãosobre cobertura universal em saúde, fortalecimento da atenção básica e primária no setor saúde equidade na atenção à saúde da população. O Programa também está direcionado a construir uma maior equidade nos benefícios que toda a população recebe do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Brasil apresenta uma média de médicos com relação a sua população menor que a média regional e a de países com sistemas de referência, tanto nas Américas como em outras regiões do mundo. Para a Organização, são corretas as medidas de levar médicos, em curto prazo, para comunidades afastadas e de criar, em médio prazo, novas faculdades de medicina e ampliar a matrícula de estudantes de regiões mais deficientes, assim como o numero de residências médicas. Países que têm os mesmos problemas e preocupações do Brasil estão colhendo resultados da implementação dessas medidas.
A OPAS/OMS afirma que, em longo prazo, a prática dos graduandos em medicina, por dois anos no sistema público de saúde, deve garantir, juntamente com o crescimento do sistema e outras medidas, maior equidade no SUS”.
Hoje, saiu um novo balanço do Ministério da Saúde sobre a adesão dos municípios ao programa Mais Médicos.
O número de cidades inscritas, entre as 129o áreas prioritárias,  que era de 671 até segunda-feira, passou para 887, o que representa quase 70% do total.  O prazo para adesão vai até amanhã.
No total, são 2522 municípios inscritos, o que representa 45,8% das cidades brasileiras. Um terço deles – 867 – estão no Nordeste.
Por: Fernando Brito, do Blog Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário