O povo de Leliveldia, em Berilo, e comunidades rurais da região, sonha com o asfalto deste trecho para acabar com o sofrimento da poeira e estradas esburacadas. Foto:Sérgio Vasconcelos.
O governador Antônio Anastasia anunciou, nesta segunda-feira, 06.08, às 14 horas, no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, o início de obras do Programa Caminhos de Minas. Foram anunciados o começo das obras em quatro rodovias e a abertura de licitação para obras em 56 trechos. O Governo do Estado está investindo R$ 3,2 bilhões nas primeiras 63 obras do Caminhos de Minas. Três outros trechos já tiveram os trabalhos iniciados.
O governador também anunciou o início de licitação para elaboração de projetos executivos em mais 10 trechos.
O objetivo do programa é impulsionar a comunicação entre as regiões do Estado, reduzir distâncias, com reflexos positivos na economia, e aumentar a segurança daqueles que trafegam por todas as rodovias de Minas.
Nos primeiros 73 trechos, serão pavimentados 1.955,6 quilômetros, beneficiando diretamente 107 municípios e 4 milhões de mineiros. Todo o Caminho de Minas prevê a construção de 7,7 mil quilômetros de rodovias, atendendo diretamente 303 municípios e sete milhões de pessoas.
Informações oficiais da Agência MinasQuatro estradas estratégicas dos Caminhos do Vale foram anunciadas para serem asfaltadas: Virgem da Lapa-Lelivéldia-Ijicatu (José Gonçalves de Minas), no Médio Jequitinhonha; Pedra Azul-Distrito de Pedra Grande-Almenara, no Baixo Jequitinhonha; Água Boa-Malacacheta e Serro-Conceição do Mato Dentro, que atenderá à demanda do Alto Jequitinhonha.
O trecho de Virgem da Lapa-Ijicatu, em José Gonçalves de Minas, liga o Médio com o Alto Jequitinhonha, em uma extensão de 40 km, passando pelo distrito de Lelivéldia, no município de Berilo, chegando a 5 km da Barragem de Irapé, no Rio Jequitinhonha.
O trecho de Água Boa - Malacacheta liga o Alto Jequitinhonha a Teófilo Otoni, por asfalto, numa extensão de 48,8 km, beneficiando os municípios de Franciscópolis, Poté e Santa Maria do Suaçuí. Capelinha ficará a 180 km de Teófilo Otoni, via asfalto.
O outro trecho de Serro a Conceição do Mato Dentro tem a extensão de 46 km, beneficiando São Joaquim. Quem sai de Belo Horizonte e viaja para o Serro por rodovia pavimentada percorre cerca de 326 km, através das rodovias BR-040, BR-135, BR-259 e MGC-259. Com a pavimentação do trecho serão percorridos 225 km utilizando-se a rodovia MG-010.
Almenara- Distrito de Pedra Grande- Pedra Azul tem o percurso de 93 km, no Baixo Jequitinhonha. Este trecho facilitará o acesso dos municípios desta microrregião com o norte de Minas, via Cachoeira do Pajeú e Salinas.
O contorno de Minas Novas, em uma extensão de 1,2 km, beneficiará a cidade histórica, protegendo o seu patrimônio cultural-arquitetônico, colonial.
Usuários sofrem com a má conservação da estrada
Quem viaja pela LMG 677 que liga Diamantina a Virgem da Lapa principalmente no trecho de 41 km, de Igicatu-Virgem da Lapa, tem sofrido o pão que o diabo amassou, enfrentando buracos, muita poeira e má conservação da estrada
Na subida da Chapada , logo após Virgem da Lapa, o carro vai ziguezagueando como cobra para fugir dos buracos existentes em todo o percurso . Encontramos várias caminhonetes e caminhões no melhor estilo pau de arara, transportando pessoas em situação de perigo.
A estrada acabou”, grita um passageiro na carroceria de um dos carros. “Se não for assim, o povo não tem como chegar à cidade. A Gontijo não deixa nenhuma outra empresa entrar aqui. Ela passa 2 vezes ao dia vindo de Belo Horizonte e outras duas de Araçuaí.”, conta o comerciante José Pereira Gomes.
De repente uma placa no trevo da estrada que dá acesso ao município de Coronel Murta, parece anunciar uma profecia . “ Bendito serás ao entrares. Bendito serás ao saíres”. “ Precisamos da benção de Deus para sair salvo, sem acidentes desta estrada”, reconhece um motorista da Gontijo, única empresa autorizada a fazer o trecho.
Para fugir dos buracos os carros vão ziguezagueando pela estrada.
Antes das chuvas, poeira e buracos. Com as chuvas lamaçal e mais buracos.
A empresa Eferco, de Montes Claros é a responsável pela manutenção do trecho.
Com informações da Gazeta de Araçuaí
2 comentários:
E O TRECHO CAPELINHA A ITAMARANDIBA?
Até que enfim....o ASFALTO!!!
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