quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Feijão com arroz de pobre é mais saudável que comida de rico, diz pesquisa do IBGE

Feijão com arroz de pobre é mais saudável que comida de rico, diz pesquisa do IBGE
Desigualdade até na hora de comer, mas como tudo na vida tem o lado bom, existem suas vantagens.

O cardápio das pessoas pobres é mais limitado, porém é mais nutritivo que o de gente rica. É o que mostra Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo IBGE.
Além de comer mais arroz e feijão do que as outras classes sociais, pessoas com renda de quase 300 reais comem o dobro de batata doce e a metade de batata frita que os com renda acima de mil reais.


O levantamento revelou que os pobres comem mais peixe, por exemplo. Consomem menos doces, refrigerantes, pizzas e salgadinhos.


André Martins, que participou desta pesquisa, diz que como as pessoas pobres não tem dinheiro para comprar tanto, acabam investindo numa alimentação mais básica, que tem melhor qualidade nutricional.


O levantamento do IBGE aponta também que quanto mais alta a renda, maior é o número de pessoas que fazem pelo menos uma refeição fora de casa por dia.


Ou seja, comida de pobre é mais nutritivo que comida de rico. O que é de pobre o povo come.
Comida de rico é pobre em nutrientes.

Feijão com arroz
A combinação arroz com feijão é complementar e extremamente nutritiva. Um supre as carências nutricionais um do outro.


O feijão contém lisina e o arroz contém metiotina e triptofano - aminoácidos que não são produzidos pelo organismo. Basta uma concha de feijão para duas colheres de arroz para que os resultados sejam sentidos.


O arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão. Já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas tem de sobra no arroz. Além disso, a dupla também equilibra o índice glicêmico.


Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de conter esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é, portanto, bem-vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete.


Outra vantagem é o valor calórico: duas colheres de arroz têm 82 calorias e uma concha de feijão, apenas 45% disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário