sábado, 2 de julho de 2011

Morre Itamar Franco, ex-presidente da República

Morre o senador e ex-presidente Itamar Franco
O ex-presidente brasileiro Itamar Franco, que governou o país entre 1992 e 1994, faleceu neste sábado, 02.07.2011, às 10:15 h, aos 81 anos, após uma internação de mais de 10 dias para tratamento contra leucemia e pneumonia, informou o hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Um porta-voz do hospita
l confirmou à AFP que o ex-presidente faleceu durante a manhã e que um boletim médico oficial deve ser divulgado nas próximas horas.



Lula e Itamar: Ex-presidentes do Brasil se confraternizam

Na sexta-feira, o hospital informou que o tratamento contra a leucemia havia obtido resultados positivos, mas que a pneumonia havia tornado "crítico" o quadro médico de Itamar Franco, que passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Parentes afirmaram à imprensa que durante a madrugada o quadro se agravou com um accidente vascular cerebral.



Político íntegro

Itamar Franco foi prefeito de Juiz de Fora, Senador e governador de Minas Gerais. Por três vezes se elegeu Senador. Estava no seu terceiro mandato. Como Presidente da República Itamar Franco assumiu o poder depois do 'impeachment' do então presidente Fernando Collor de Mello, ao fim de uma série de escândalos.

Em seu governo garantiu a governabilidade e lançou o Plano Real, que trouxe estabilidade para a economia brasileira.
Os dois anos de governo de Franco, em meio a uma crise política profunda após a queda de Collor, foram marcados pela realização de um plebiscito que confirmou o presidencialismo como forma de governo e a derrota da hiperinflação quase crônica com o sucesso do Plano Real, lançado em 1994.

O êxito do Plano Real serviu de plataforma de lançamento para a candidatura presidencial de Fernando Henrique Cardoso, que foi ministro da Fazenda de Itamar Franco.

Elegeu Fernando Henrique, mas tornou-se seu desafeto logo depois. Em 1998, tentou ser candidato a presidente da República. FHC manobrou o tirou da disputa com intervenções junto ao PMDB.


Resolveu se candidatar a Governador de Minas, sendo eleito. Toronou-se um grande adversário do governo federal, declarando moratória da dívida de Minas com a União. Impediu a privatização de Furnas, fazendo grande barulho e ameaças ao presidente FHC. Em 2002, apoiou a candidatura de Lula à presidência e de Aécio Neves ao governo de Minas. Em 2010, apoiou José Serra Presidente e Anastasia Governador.


Na vaga do Senador Itamar Franco assumirá o seu suplente Zezé Perrela, do PDT, dirigente de futebol e atual Presidente do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário