quarta-feira, 12 de maio de 2010

Rombo milionário é descoberto em Salto da Divisa

Rombo milionário é descoberto em Salto da Divisa Ministério Público denunciou o golpe que chega a 1,7 milhoes de reais
No inicio deste ano, a atual gestão da prefeitura de Salto da Divisa realizou uma auditoria nas contas do município e identificou um rombo nos cofres públicos de R$ 1.738,290,49 ( Um Milhão, Setecentos e trinta e oito mil, duzentos e noventa reais e quarenta e nove centavos). Em seguida, o atual prefeito, Ronaldo da Cunha Peixoto, denunciou o esquema milionário ao Ministério Público, que imediatamente iniciou uma investigação para apurar os fatos.
Após investigação, o Ministério Público descobriu que o esquema envolvia 04 funcionários da prefeitura e mais três pessoas. Segundo a promotoria, os envolvidos que tinham ligação com a prefeitura são: o ex-prefeito de Salto da Divisa, José Eduardo, o ex-secretário Municipal de Fazenda, Claúdio Santos, o então contador da Prefeitura de Salto da Divisa, Raimundo Vieira, e o ex- prefeito interino Gildo Wagner.
A promotoria entendeu que os “denunciados acima se associaram em quadrilha para o fim de cometer crimes, desviando rendas públicas em proveito próprio e em proveito alheio”.Com base na investigação, o Ministério Público pediu a prisão preventiva das 04 pessoas envolvidas. Porém, o Juiz da Comarca de Jacinto acatou apenas o pedido de prisão do o ex-secretário Municipal de Finanças, Claúdio Santos. Segundo o Promotor Bruno Jardine, o Juiz que decretou a prisão levou em consideração o fato de que as principais testemunhas desse processo estavam sofrendo ameaças por parte do ex secretário de finanças.
Segundo consta nos autos, o ex-vereador de Salto da Divisa, Fábio Lopes, e o gerente da Caixa Econômica Federal, Joel Nunes, vinham sofrendo constantes ameaças por parte de Claúdio, logo que o esquema foi descoberto. “Cauzão”, como é mais conhecido, ainda está preso e na semana passada seu advogado entrou com um pedido de Habeas Corpus que segundo o Promotor Bruno foi negado.
Esquemas como este começa a pipocar na região. No mês passado, a fraude descoberta no município de Bandeira ganhou grande repercussão ao ser veiculada matéria sobre o caso na televisão. Desta vez, a vitima foi o município de Salto da Divisa. Na verdade, os moradores destas e de outras cidades do Baixo Jequitinhonha , em especial, são as principais vítimas . Quem será a próxima vítima?
O portal de notícias Diário do Jequi parabeniza o Ministério Público ,na pessoa do Promotor Bruno Jardine, pelas corajosas ações de combate a corrupção, verdadeira raiz da miséria e da grande desigualdade social e econômico que historicamente assola nosso rico Vale do Jequitinhonha.
Fonte: Léo Rocha, do Diário do Jequi, de Almenara Foto: Bio Bahia

Um comentário:

Téo Garrocho disse...

Uma máxima da corrupção: "Fulano rouba, mas faz". Escutei muito esta obsoleta frase quando morei nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Quando tenho o prazer de ver notícias desmascarando a corrupção, fico feliz e gratificado por mentes mais politizadas e transparentes preocupadas em banir da vida pública aqueles que sempre viveram e ainda querem viver da miséria do sofrido povo dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Parabéns Léo Rocha, parabéns Ministério Público, parabéns Banu por este maravilhoso BLOG.

Postar um comentário