domingo, 23 de maio de 2010

Pedra Azul promove Seminário Sobre Vigilância Ambiental

Pedra Azul promove Seminário Sobre Vigilância Ambiental
Com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha, sobre a importância do trabalho educativo junto à população visando, principalmente, a redução das doenças de veiculação hídrica, a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), realizou, no dia 10 de maio, o seminário de Vigilância Ambiental que teve como tema principal a água e as doenças de veiculação hídrica.

A referência técnica do SISÁGUA da GRS Pedra Azul, Eurídice Melo, explicou de que forma as doenças hídricas podem afetar a vida das pessoas nos aspectos sanitários, sociais e econômicos e destacou os benefícios para a população ao ingerir água de qualidade. “De acordo com a qualidade da água, a saúde do homem pode ser beneficiada ou prejudicada. Quando tratamos a água, passamos a ter uma melhoria da qualidade de vida, com diminuição da mortalidade em geral, principalmente a infantil e um aumento da esperança de vida da população”.

Já a referência técnica de Monitoramento de Doenças Diarréicas Agudas (MDDA), Ilça Veloso, detalhou quais são as doenças que são transmitidas por meio da água e do consumo de alimentos contaminados. “Para evitar a Hepatite A, por exemplo, as pessoas têm que procurar beber somente água clorada ou fervida, especialmente nas regiões em que o saneamento básico é inadequado ou inexistente. Ações de higiene também são importantes, como lavar as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro”, explicou.

Ao abordar sobre o tratamento da água, o operador de sistemas da Copasa, Denis Cândido, frisou que é necessário que se faça uma análise prévia da água para determinar o tipo de tratamento. “Nem toda água aceita cloração, ferro e cianose. Por isso, antes de qualquer tratamento, temos que fazer um acompanhamento técnico que irá determinar o tipo de tratamento ideal para cada região”.

Para a autoridade sanitária e referência em mobilização social da GRS Pedra Azul, Zeilzia Silva, uma das principais ações que devem ser realizadas é o reforço na divulgação dos conhecimentos relativos às medidas de proteção da saúde individual e coletiva relacionadas às enfermidades de veiculação hídrica e alimentar, de doenças do aparelho respiratório, entre outras. “A segurança alimentar e da água para consumo humano têm sua relevância ampliada, bem como a manutenção do calendário de vacinação, práticas de higiene pessoal, o destino adequado para resíduos sólidos e a existência de esgotamento sanitário que, dentre outros, contribuem para evitar a ocorrência de surtos”, ressaltou.
Seminários
O Seminário de vigilância ambiental está acontecendo em todos os municípios considerados prioritários pelo Estado de Minas Gerais, devido situação de seca ou de enchente. Na GRS Pedra Azul, o evento está sendo realizado nos municípios de Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Jequitinhonha, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rubim e Santo Antônio do Jacinto.

As doenças mais comuns após as enchentes são leptospirose, hepatite A e E, doenças diarréicas, tétano, traumas e lesões. Além disso, o acúmulo de água parada das enchentes contribui para que haja um aumento no número de casos de dengue.

Com informações da GRS Pedra Azul e Agência Minas
Autor: Allan Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário