quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comunidades rurais de 11 municípios do Vale recebem 22 bibliotecas

Comunidades rurais de 11 municípios do Vale recebem 22 bibliotecas
O Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), vai entregar 32 bibliotecas para comunidades rurais de 15 municípios mineiros, sendo 11 do Vale: Água Boa, Angelândia, Botumirim, Capelinha, Cristália, Diamantina, Francisco Sá, Grão Mogol, Itacambira, Itamarandiba, Janaúba, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Montes Claros e Turmalina. A ação ocorre em caravanas que acontecem a partir desta segunda-feira, 24, até quinta-feira, 27.

Serão realizadas oficinas de capacitação de agentes de leitura nos municípios de Capelinha, Turmalina, Grão Mogol e Janaúba, onde serão reunidos os moradores de comunidades rurais dos municípios beneficiados para receberem o treinamento nas técnicas de incentivo à leitura e de cuidados com as bibliotecas rurais.

Os agentes de leitura são moradores escolhidos pelas próprias comunidades em reuniões de consulta comunitária. Eles são voluntários que ficam responsáveis pela biblioteca rural, pela organização de campanhas locais para ampliação do acervo, pelo incentivo à leitura e dinamização cultural da comunidade.

Esta ação em Minas Gerais tem o apoio da Cemig, que patrocinou a fabricação dos móveis-bibliotecas, as arcas, na Penitenciária de Ipaba, onde os sentenciados recebem a remição da pena pelos dias trabalhados.

O Programa Arca das Letras também estará presente nas comemorações do Dia da Agricultura Familiar, em Araçuaí, onde entregará os kits de gibis da Turma da Monica, doados pelo cartunista Maurício de Souza, para as bibliotecas rurais implantadas entre 2004 e 2010. Este evento tem o apoio do Banco do Nordeste (BNB) e entidades locais.
Arca das Letras em MG
Minas Gerais é o quarto estado do País com o maior número de bibliotecas do Programa Arca das Letras implantadas. São 590 bibliotecas rurais que atendem a mais de 60 mil famílias. Quase 1.200 agentes de leitura fazem circular os mais de 130 mil livros disponíveis nas bibliotecas rurais.

Em Minas Gerais, o Arca das Letras atua em parceria com o Instituto Estadual de Terras, a Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária e ainda conta com o apoio de prefeituras, sindicatos dos trabalhadores rurais e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG). As primeiras ações do Programa Arca das Letras foram realizadas em parceria com a Coordenação de Conflitos Agrários do Ministério Público do Estado, com a Comissão Pastoral da Terra e, em seguida, com Furnas Centrais Elétricas, que patrocinou 225 bibliotecas para atender às comunidades rurais atendidas pelo Programa Luz para Todos, entre 2007 e 2008.
Arca das Letras no Brasil
Em todo o País, o programa Arca das Letras já implantou 7.460 bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de dois milhões, beneficiando acima de 805 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por mais de 15 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.

As bibliotecas são instaladas na casa de um morador ou na sede de uma associação rural. Os moradores do campo indicam temas para formação dos acervos, que tem também obras de literatura infantil, saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.

São parceiros nacionais do Programa o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC); o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero; o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça; o Ministério da Cultura; Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entre outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana também apóiam as ações do Arca das Letras.

Fonte e Imagem: MDA, por indicação do Itamigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário