quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lelivéldia se preocupa com segurança pública

Lelivéldia se preocupa com segurança pública
Pequenos furtos são causados por dependentes de crack
Várias lideranças da comunidade de Lelivéldia se reuniram, no dia 14 de maio, com membros do CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública de Berilo para discutir a questão da segurança no distrito situado próximo à Barragem de Irapé, a 25 km de Berilo e 30 km de Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha.
Os membros do CONSEP de Berilo ouviram as reclamações dos moradores que registravam o número grande de pequenos furtos e ameaças às famílias. Os autores destes pequenos delitos são identificados como adolescentes e jovens que procuram formas de sustentar os vícios em crack e maconha.
As reclamações se concentraram na delinqüência juvenil. Neste momento, o debate se deu em torno do papel do Conselho Tutelar e o Estatuto de Criança e Adolescente – ECA. Alguns pais disseram ser o Conselho Tutelar e o ECA responsáveis pela frouxidão em que se dava a educação dos filhos que proíbem os pais de baterem nas crianças e adolescentes.
O debate seguiu a linha da função das palmadas educativas e tirar sangue nos filhos. Outros opinaram por propor mais diálogo entre filhos e pais, marido e mulher, combatendo a violência doméstica, educando para os direitos, para a cidadania.
A presidente do Conselho Tutelar, Tereza Moreira de Souza, disse ser a educação familiar de responsabilidade dos pais que, muitas vezes, “encostam o corpo e jogam a responsabilidade para outros”.
Claudilene de Souza Pereira, conselheira do Conselho Tutelar, em Lelivéldia, argumentou que tem realizado ações para esclarecer as responsabilidades de cada um. Todos são responsáveis pela educação da crianças, com cada um com uma responsabilidade específica.
Leandro Amaral, do CONSEP, chamou a atenção para a necessidade de criar e intensificar ações sociais, de cultura, esporte e lazer para crianças, adolescentes e jovens como formas mais eficientes de formação para a cidadania e prevenção às drogas.
Foram definidas ações como palestras nas escolas e para os pais, articulação entre as instituições e grupos que atuam junto às crianças, adolescentes e jovens como o Curumin, Patronato, CEDECOL, Pastoral da Criança, CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Escola, Igreja e pessoas de boa vontade.
CONSEP
Izac Moreira Souza, presidente do CONSEP de Berilo explicou sobre as funções do Conselho, colocando-se à disposição para apoiar ações que possam favorecer a tranqüilidade das famílias. Disse ser o Conselho uma instância da comunidade na garantia de implementação de ações de segurança pública onde as pessoas atuam de forma voluntária. Propôs que 3 pessoas de Leliveldia ingressassem no CONSEP para completar o quadro de representantes do município.
Além das lideranças de Leliveldia participaram da reunião os membros do CONSEP de Berilo: Álbano Silveira Machado, Leandro Amaral, Teresa Gomes Costa, Maria de Lourdes Gomes Costa, Luis Antônio da Silva Franco, Isaías Santos, Antônio Gomes Costa, além do Comandante da PMMG de Berilo, Sargento Gilson Vaz, e de Leliveldia, Cabo João Valdir Xavier; Maria da Conceição Félix, presidente do Conselho da Criança e Adolescente; e Tereza Moreira de Sousa, do Conselho Tutelar de Berilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário