quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aécio vai disputar o Senado, diz assessor

Aécio vai disputar o Senado, diz assessor
O secretário de Estado de governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, um dos principais assessores políticos de Aécio Neves, diz ter ouvido de forma incisiva do ex-governador a confirmação de que ele disputará uma cadeira no Senado. As especulações sobre uma possível aceitação do tucano mineiro em ser vice na chapa do pré-candidato José Serra (PSDB) ganharam força após o ex-governador paulista ser alcançado em sondagens de intenção de voto pela ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata petista.

“Isso não procede. Eu tenho conversado com ele e [Aécio Neves] declarou taxativamente que será candidato ao Senado. Dessa forma, ele acha que poderá ajudar tanto o Serra como o [governador] Anastasia [pré-candidato do PSDB ao governo estadual], aqui em Minas”, disse Castro, que é pai do secretário-geral do PSDB nacional, o deputado federal Rodrigo de Castro.

As especulações sobre a formação da chapa puro-sangue tucana também foram alimentadas por declarações do deputado Lafayette de Andrada, secretário-geral do PSDB de Minas. O dirigente havia externado semana passada que setores do partido local desejariam ver Aécio como vice de Serra. Foi a primeira vez que aliados do tucano mineiro apontaram para esse cenário.
Disputa regional
Segundo Castro, o ex-governador estará em Belo Horizonte nesta quarta-feira (26), após quase um mês em viagem ao exterior, e deverá conversar com José Serra ainda nesta semana. O assunto vai girar em torno das estratégias tucanas no Estado para alavancar tanto Serra quanto Anastasia. Apesar de dizer que o mineiro vai se empenhar pela candidatura nacional tucana, Castro deixou escapar que a eleição para governador e para o Senado terão relevância na estratégia do ex-governador. Até o momento, Anastasia está atrás do ex-ministro Hélio Costa (PMDB) e do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), os dois disputam a cabeça de chapa da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado.

“A presença dele [Aécio Neves] aqui é mais produtiva para o partido. Ela pesa mais. Na medida em que ele assumisse uma outra candidatura, ele teria que andar pelo país e seria mais difícil. Aqui ele vai concentrar todo o esforço na candidatura do Serra e do Anastasia”, afirmou. Castro disse ainda ter ouvido de Aécio uma explanação sobre o atual cenário indicado pelas pesquisas eleitorais. De acordo com o secretário, o ex-governador classificou de “situação muito boa” as posições em que se encontram Serra e o atual governador de Minas nas sondagens feitas com eleitores até o momento.

“Ele disse que a batalha não começou ainda. E ele ainda reafirmou que estará pronto para comandar esse processo (pelo PSDB) em Minas como candidato ao Senado”, declarou Castro, para em seguida complementar: “agora é que vai começar o jogo, foi a expressão que o Aécio usou”.

Fonte: Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário