quarta-feira, 7 de abril de 2010

Um pouquinho do Vale na França

Um pouquinho do Vale na França
Exposição exibe belezas naturais e riqueza cultural do Vale em Paris
Por Aluysio Ferreira
O Vale do Jequitinhonha ganhará projeção internacional. A exposição "Jequitinhonha, o portal dos meus sonhos", do fotógrafo Vilmar Oliveira, será exibida em Paris, de 9 a 17 de abril, na Maison du Patrimoine de Saint Julien les Villas; e de 20 a 30 de abril, no Hotel lê Magny, em Les Riceys.
Fotografia da exposição "Jequitinhonha, o portal dos meus sonhos", de Vilmar Oliveira
O trabalho conta com 25 fotografias impressas em tecido em formato de standarts. Os registros revelam uma identidade sócio-cultural marcada por manifestações populares de um povo alegre e simples.
As imagens contribuem para destituir a imagem do Vale do Jequitinhonha como vale da miséria e atuam no sentido de construir a imagem da região como detentora de oportunidades e de um riqueza cultural inestimável.
As fotografias foram tiradas nas cidades de Araçuaí, Medina, Jequitinhonha, Capelinha, Jordânia, Pedra Azul e Virgem da Lapa, todas no Vale do Jequitinhonha.
Fotografia da exposição "Jequitinhonha, o portal dos meus sonhos", de Vilmar Oliveira

A exposição já percorreu diversas cidades e foi apresentada em instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
A exibição foi pretendida também por São Paulo, Rio de Janeiro e Natal.
Na França, as fotografias do artista irão se juntar às do sergipano Lúcio Telles e aos trabalhos da artista plástico paulista Cláudia Campos para compor a "II Temporada Brasil, sertão e mar".

O evento é produzido pela Association Brésil Sertão et Mer.
A mostra busca o intercâmbio cultural do Brasil com a Europa valorizando a identidade e as raízes culturais brasileira.
Também participarão do evento o pintor francês Yvan Jourdain, além de músicos de ambos os países.

Vilmar Oliveira Fotógrafo
Natural da Cidade de Medina, no Vale do Jequitinhonha, Vilmar Oliveira realiza trabalhos fotográficos focados na cultura popular. Apesar de não retratar apenas o nordeste mineiro, muito de seus registros buscam a captura de manifestações culturais da região, mostrando uma faceta alegre e cheia de vida do Vale.
Premiado em 2007 pelo catálogo-livro "Descendo o rio, os caminhos da cerâmica no Jequitinhonha", Vilmar recebeu menção honrosa do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional Brasileiro ao mostrar o artesanato como um dos mais importantes símbolos de expressão artística da região.
Vilmar formou-se em História no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e é pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pelo Unicentro Newton Paiva. Reside em Belo Horizonte desde 1989, mas, apesar disso, o fotógrafo de Medina é uma das principais referências na arte de fotografar a região que nasceu.

Fonte: UFMG/Pólo Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário