quarta-feira, 28 de abril de 2010

Conferências Regionais debatem Saúde Mental

Saúde Mental realiza Conferências Regionais
Almenara, Araçuaí e Teófilo Otoni sediaram eventos que reuniram técnicos, gestores, estudantes e usuários
Eventos debateram as mudanças ocorridas no cenário da atenção em saúde mental no país Com o tema “Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”, três conferências regionais foram realizadas neste mês de abril na região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.
A mais concorrida foi a Regional de Teófilo Otoni. Teve inicio na noite desta segunda feira, (26), a I Conferência Regional de Saúde Mental, no espaço de eventos do CAIC. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni em parceria com outros municípios.

A Conferência tem como objetivo promover o debate da saúde mental no atual cenário da Reforma Psiquiátrica e discutir as perspectivas da intersetorialidade. Profissionais da saúde, autoridades municipais, membros da sociedade civil e estudantes universitários foram os principais integrantes da conferência.

Uma das metas do evento é discutir propostas e reivindicações para serem apresentadas na conferência estadual que ocorrerá no mês de maio. Em seu discurso de abertura, a Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisein Freire, falou sobre a importância dos atendimentos para os que necessitam de atenção especial.
“O mais importante que eles podem ter no atendimento é a sensibilidade de quem os atende”, salientou a prefeita.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Valter Gonçalves, o município tem a oportunidade de reestruturar e ampliar o atendimento no Centro de Atendimento Psicossocial - Caps. Ele ressaltou que dentre as reivindicações principais está o financiamento da saúde mental.

“Assim, pode-se contratar profissionais específicos para a ampliação no atendimento no Caps e desenvolver a política de saúde mental condizente com a nova reforma da psiquiatria brasileira”, afirmou o Secretário.
Para a Coordenadora Estadual da Saúde Mental, psicóloga Marta Elizabeth, a realização da conferência é essencial para discutir com a sociedade a ampliação dos serviços, como o atendimento à dependência química.
“Esse é o momento que os cidadãos têm para cobrar das autoridades e dos governos’’, declara a coordenadora.

Bruno Lopes, estudante do 6º período de Psicologia, declara que é muito importante a discussão sobre a saúde mental.
“Esta é a oportunidade de melhoria do setor. A contratação de pessoas qualificadas também é fundamental”, afirma o acadêmico.

A Conferência Municipal vai escolher 16 delegados como representantes de Teófilo Otoni e as demais cidades na Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontece entre os dias 11 e 15 de maio em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário