A população de Olhos d´Água, município na divisa com Bocaiúva e Diamantina, no norte de Minas/Vale do Jequitinmhonha, já conta com a prestação de serviços da Vigilância Sanitária (Visa).A partir de agora todos os estabelecimentos do município que precisam de alvará sanitário para funcionar, como por exemplo, os açougues, padarias, supermercados, restaurantes, bares e lanchonetes, passarão por uma fiscalização que será feita continuamente.
O objetivo é proteger a saúde de toda população com intermédio do controle sanitário de produtos e serviços oferecidos à sociedade, garantindo que os mesmos sejam de boa qualidade.
O primeiro passo já foi dado no início deste mês, quando foi realizada reunião para discutir e expor para a população as diretrizes da implantação da Visa na cidade.
Além de explicar o papel e como a Visa trabalha - que é vigiando, orientando, advertindo, informando, fiscalizando e controlando a qualidade de produtos e serviços - foi proporcionado aos presentes informações sobre seus direitos e deveres em relação a hábitos saudáveis.
Segundo Sandro Arnaud Dias, coordenador da Visa, a prioridade, neste início de trabalho da Vigilância, é tomar conhecimento da realidade e necessidades do município, principalmente no que se refere ao número e tipos de estabelecimentos de atendimento a população.
Cadastro e fiscalização
Todos os estabelecimentos comerciais de Olhos d´Água serão cadastrados e, concomitante a esta ação, será desenvolvido os trabalhos de fiscalização pela Vigilância.
"Com este trabalho, vamos contribuir para prevenir doenças protegendo a saúde da população de Olhos d´Água e também atuando pela manutenção das condições básicas de higiene e qualidade no fornecimento dos serviços e produtos oferecidos pelos estabelecimentos comerciais da cidade", finalizou Sandro.
Os moradores de Olhos d´Água que notarem qualquer irregularidade nos estabelecimentos comerciais, como por exemplo, a falta de higiene, venda de produtos com o prazo de validade vencido, alimentos ingeridos que fizerem mal a saúde da pessoa mesmo que não esteja com a validade vencida ou outras anormalidades, poderão acionar a Vigilância Sanitária do município na Rua Silvério Souto, 55, Centro, ou pelo telefone: (38) 3251-7106.
Fonte: Marlon Bruno, no luiscarlosgusmao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário