quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mais de 1,6 milhão de apoiadores querem Ficha Limpa

Projeto Ficha Limpa mobiliza mais de 1,6 milhão de apoiadores A exemplo de políticos que têm usado cada vez mais a internet em suas estratégias eleitorais, cresce no meio on-line a campanha pela aprovação do Ficha Limpa (PLP 518/09).

Hoje, dia da votação na Câmara dos Deputados do projeto de lei de iniciativa popular que reuniu 1,6 milhão de assinaturas para impedir que políticos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições, crescem as investidas a favor da matéria no meio on-line.

Internautas, ONGs, associações e o próprio Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) - responsável pela criação do projeto - criaram páginas de apoio ao PLP em redes sociais, abaixo-assinado no Twitter e até mesmo um sistema automatizado de envio de e-mails aos deputados.
O perfil www.twitter.com/fichalimpa, criado para informar os chamados twitteiros sobre o andamento do projeto no Legislativo e divulgar iniciativas em prol da matéria, já reúne um grupo de 2.3000 mil seguidores.

Como o serviço permite que cada um que receba uma mensagem possa replicá-la a todos os seus seguidores, cada postagem do Ficha Limpa pode atingir um número de dezenas de milhares de internautas. Só no Brasil, estima-se que o serviço de microblog tenha cerca de 9 milhões de usuários cadastrados. O MCCE mantém ainda páginas no Orkut e no Facebook, onde conta com quase 3 mil fãs.

COMITÊ 9840 INTENSIFICA PRESSÃO
Há exatamente dois anos, o Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede composta por 44 organizações da sociedade civil, lançou a chamada Campanha Ficha Limpa, com o objetivo de levar ao Congresso o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.

À época, o MCCE iniciou um intenso trabalho de coleta de assinaturas, tendo chegado a 1, 6 milhões de brasileiros que subscreveram o projeto.

O Estado de Minas Gerais, segundo maior Colégio Eleitoral do Brasil, foi o recordista, tendo coletado 317.386 (trezentos e dezessete mil e trezentos e oitenta e seis) assinaturas. No Norte de Minas, foram coletadas um total de 57.110 (cinqüenta e sete mil e cento e dez) assinaturas.

Frente a esse cenário de significativa participação popular, o Projeto de Lei da Ficha Limpa – agora com o número PLP 518/09, prepara-se para ser votado na Câmara dos Deputados, por meio de um texto substitutivo, dia 7 de abril.

O MCCE acredita que esse será mais um momento que a força popular fará a diferença. Pelo fato de o voto ser nominal, vai ser possível saber o posicionamento de cada parlamentar. Por isso, o Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral, que coordenou a mobilização para coleta de assinaturas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, vai monitorar o posicionamento dos vinte deputados mais votados na Região: Ademir Camilo – 13º, Aracely de Paula – 6º, Antônio Roberto – 19º, Alexandre Silveira – 16º, Bonifácio de Andrada – 12º, Cleuber Carneiro – 3º, Eduardo Barbosa – 17º, Humberto Souto – 1º, Jairo Ataíde – 2º, José Santana – 7º, Mário Heringer – 18º, Maria Lúcia Cardoso – 15º, Miguel Martini – 14º, Márcio Reinaldo – 4º, Nárcio Rodrigues – 9º, Paulo Abi-ackel – 20º, Rodrigo de Castro – 10º, Reginaldo Lopes – 11º, Saraiva Felipe – 5º, Virgílio Guimarães – 8º.
Além desses, outros mais votados no Vale do Jequitinhonha: Leonardo Monteiro, Ciro Pedrosa,

Semana passada, o Comitê 9840, enviou a cada um destes parlamentares uma correspondência solicitando o seu apoio ao PLP 518/09 e, após a votação, divulgará o posicionamento de cada um nos meios de comunicação de toda a região.

INFORMAÇÕES
André Alves de Souza : (38) 9931 9387
Antônio Atayde Durães: (38) 91025427
Sônia Gomes de Oliveira (38) 9985 2830

Com informações do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral de Montes Claros

comite9840@gmail.com , do Correio Braziliense e Blog Itamigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário