terça-feira, 13 de abril de 2010

BDMG aponta 9 cidades emergentes no Vale

Estudo do BDMG aponta 9 cidades emergentes do Vale

O BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais publicou o estudo "Reinterpretando o Espaço Mineiro do Século XXI" em que destaca 80 centros urbanos emergentes em Minas Gerais.
No estudo, destacam-se 9 cidades do Vale do Jequitinhonha, além de Bocaiúva, Salinas e Taiobeiras que estão também no Vale embora sejam da área de planejamento do norte de Minas.
Os centros urbanos emergentes do Vale e do Mucuri com suas respectivas posições são: 17. Nanuque, 21. Diamantina, 50. Almenara, 66. Araçuaí, 69. Pedra Azul, 70. Capelinha, 75. Itaobim, 76. Itamarandiba, 77. Jequitinhonha.

Em termos demográficos, normalmente os centros emergentes não chegam a 50 mil habitantes na sede municipal. A economia desses municípios em geral se encontra em fase de estruturação, podendo, portanto, apresentar desequilíbrios intersetoriais.
Em muitos desses centros emergentes, observam-se importantes ligações com o mundo rural que os envolve.

Este estudo foi publicado em 2002 e continua sendo referência para financiamento do BDMG.
Pelos resultados apresentados acredito que deveria se atualizar. Como os pesquisadores não conseguiram detectar o salto de crescimento de Turmalina, no Alto Jequitinhonha, e Janaúba, no norte de Minas, nos últimos 15 anos?
Estas duas cidades foram as que mais cresceram neste período nas duas regiões . Hoje, são referência nas áreas industriais e na prestação de serviços.
Janaúba tem o perímetro de irrigação do Gorutuba, sendo o maior produtor de banana de Minas, além de ser o suporte técnico-administrativo do projeto Jaíba.
Turmalina vem se estruturando desde que o asfalto chegou às suas portas, em 1989. Organizou uma rede de serviços, está consolidando um pólo moveleiro e incentiva a criação de pequenas e médias indústrias, principalmente a cerâmica.
Norte de Minas
Confira a classificação e posições dos centros urbanos emergentes do norte de Minas:
7. Pirapora, 30. Januária, 33. Bociaúva, 46. Salinas, 65. São Francisco, 79. Várzea da Palma, 71. Porteirinha, 72. Taiobeiras, 74. Brasília de Minas, 79. Manga, 80. Buritizeiro.

As informações desta postagem se apoiam em:
Reinterpretando o Espaço Mineiro do Século XXI Volume 2 /do BDMG, 2002.

Com informações do Blog Itamigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário