quarta-feira, 28 de abril de 2010

Combate à deserfificação é debatido no semiárido mineiro

Combate à desertificação do Vale, Mucuri e norte de Minas
Oficinas realizadas debatem medidas de convivência com a seca e prevenção à desertificação
Em Araçauí, no dia 15 de abril, foi realizada uma oficina de elaboração do programa de Ação Estadual de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca no estado.
O objetivo é reunir ONG´s e organizações governamentais para a formulação conjunta de propostas de combate a desertificação no estado.
As mudanças climáticas preocupam pesquisadores, governos e sociedade civil.

O homem já sofre as conseqüências da degradação ambiental e do efeito estufa como enchentes, nevascas e secas prolongadas. Outro desafio que poderá surgir a médio e longo prazos é a desertificação, que consiste na degradação de terras nas regiões áridas, semi-áridas e sub úmidas secas ocasionadas por vários fatores como mudanças climáticas e atividades humanas.
Semiárido

Os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, região do semiárido mineiro, foram definidos pelo governo brasileiro como áreas susceptíveis à desertificação, principalmente se a temperatura da terra continuar aumentando e, também, se continuar o processo de desmatamento da vegetação nativa com a substituição de florestas artificiais e pasto para o gado.
Nas áreas que correm o risco da desertificação como é o caso da região, serão executadas ações do programa nacional de combate a desertificação e mitigação dos efeitos da seca - PAN Brasil, compromisso assumido pelo governo federal diante da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, entre os anos de 2003 e 2004.
No sentido de colaborar com a elaboração de um diagnóstico sobre a realidade da região foi realizada a oficina em Araçuaí com a participação da sociedade civil. Esta atividade faz parte da construção do plano que pretende promover mudanças no modelo de desenvolvimento das áreas susceptíveis à desertificação no estado.
Fonte: TV ARAÇUAÍ

3 comentários:

Fernanda disse...

Olá,

Meu nome é Fernanda, sou do Rio de Janeiro. Tomei nota de seu blog através do Orkut, na comunidade do Vale do Jequitinhonha.
Pelo o que li aqui, você gosta e conhece bem o Vale do Jequitinhonha. Tenho muita vontade de conhecer o Vale e quero fazer isso o quanto antes. Minha intenção não é apenas conhecer as riquezas naturais do Vale. Na verdade, minha maior vontade é de conhecer o povo, conversar com os moradores, ter uma boa prosa, escutar as ideias, as histórias, os pensamentos deles.
Será que você poderia me indicar municípios do Vale, me passar informações sobre o local, sobre hospedagem?
Pesquisei alguns lugares, mas ainda estou em dúvida. Depois do Vale, quero conhecer algumas cidades mineiras banhadas pelo Rio São Francisco. Se você conhecer o Velho Chico e puder me passar informações sobre ele também ficarei muitíssimo grata.
Perdoe-me a invasão, até abri um tópico pedindo informações na comunidade, mas ninguém respondeu ainda e gostaria muito de ter logo essas informações para viajar o quanto antes.
Se você puder ajudar com as informações, eu passo meu e-mail, se assim preferir.
Em tempo: muito legal o blog!
Abraço,
Fernanda.

Álbano disse...

Fernanda,
posso sugerir municípios e outros dados do Vale.
Depende que tipo de interesse você tem. Há alguns com uma cultura popular forte com corais, organização artística, artesanato, como Araçuaí. Outros tem força no artesanato e nas festas populares como Minas Novas e Chapada do Norte; Outros têm tradição com a mineração.
A migração e a seca inclemente está mais presente no Médio Jequitinhonha. Salinas é a terra da cachaça. Jequitinhonha adora teatro.
A economia varia de lugar pra lugar.
Coloque seus desejos e vontade que te dou algumas dicas.
Mande o email.
Já vivi no norte de Minas por quase 12 anos. Conheço bem Januária, São Francisco, à beira do Velho Chico. Pirapora também.
Posso também lhe dar dicas.
Um abraço,
Álbano
ou
Banu
Fone: (33) 8823-8184

Fernanda disse...

Muito obrigada, Banu. Aqui vai meu email: fernanda.guisalvador@yahoo.com.br
Aí conversamos melhor, tiro algumas dúvida.
Abraço,
Fernanda.

Postar um comentário